Terceirização de máquinas e equipamentos para construções: conheça as vantagens

julho 9, 2021

O setor de infraestrutura teve um aumento na demanda por conta do aquecimento no setor imobiliário. Entretanto, a instabilidade econômica acabou provocando altas nos custos de diversos ativos e até mesmo falta de insumos no segmento. Sendo assim, a busca por alternativas como a terceirização de máquinas e equipamentos para construções tem se fortalecido. O serviço oferece uma série de benefícios para o setor, entre eles, redução de custos nas operações, gestão unificada e direcionamento de diferentes demandas em um único especialista, além de solucionar a escassez de matéria-prima em obras de grande porte.

Confira alguns dados da construção em 2021:

  • No primeiro trimestre de 2021, o setor imobiliário teve um aumento de 27,1% nas vendas e 3,7% nos lançamentos de novos empreendimentos, quando comparado com o mesmo período em 2020. Apesquisa foi realizada em conjunto pela BRAIN – Inteligência de Mercado e Pesquisa Estratégica, a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção e o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial;
  • Segundodados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em maio de 2021, o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) acumulou alta de 6,92% ao ano e de 14,62% em 12 meses;
  • Números doCIBIC apontam que o custo de equipamentos no setor, em abril de 2021, teve alta de 12,57%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior;
  • Como mostra outrolevantamento da FGV, o resultado positivo do Índice de Confiança da Construção (ICST), em maio, refletiu a melhora da percepção dos empresários em relação ao momento atual e as expectativas em relação aos próximos meses. O indicador de demanda prevista subiu 3,0 pontos, para 87,7 pontos. Já o índice de tendência dos negócios, subiu 3,1 pontos, para 90,5 pontos.

Como funciona a terceirização de máquinas e equipamentos para a construção?

Em primeiro lugar, a empresa responsável pela terceirização compra as máquinas e equipamentos diretamente com os fabricantes. Assim, os ativos são disponibilizados para locação dos clientes. Além disso, também é possível personalizá-los para atender as demandas de cada obra.

A terceirização pode incluir manutenção preventiva e corretiva, além da possibilidade da contratação de equipamentos com operação. Nesta modalidade, a empresa especialista faz toda a seleção, contratação e o treinamento dos operadores.

Crédito: Volvo Trucks

Quais os benefícios da terceirização para o setor?

  • Melhoria no SLA

A terceirização de máquinas e equipamentos para a construção é focada na disponibilidade mecânica. Isso contribui para uma melhoria significativa no índice de SLA (Service Level Agreement). Ou seja, na garantia do nível de serviço acordado entre empresa e cliente, refletindo em números positivos para ambos.

  • Foco na qualidade

Grandes construtoras costumam ter contratos com diferentes fornecedores, entretanto, isso torna o processo de locação muito mais lento e complexo. Portanto, ao desenvolver parcerias com empresas especializadas na locação e gestão de ativos, que atendam em todos os estados do país e entreguem um serviço de excelência, é possível direcionar a demanda para apenas um fornecedor, e consequentemente, haverá maior facilidade e rapidez no serviço, elevando o padrão de qualidade.

  • Gestão unificada

Além de contar com especialistas para a terceirização, outra vantagem é o serviço de gestão e operação da frota. Em resumo, neste caso, a locadora disponibiliza e treina profissionais para administrar essas máquinas e equipamentos.

Leia também:

  • Redução de custos

Em obras de curto e médio prazo, por exemplo, com duração entre 12 e 18 meses, empresas costumam optar pela locação SPOT, que oferece ativos por um prazo menor, e, por isso, parece ser mais atrativa. No entanto, a principal vantagem da terceirização de máquinas e equipamentos para a construção é ter acesso a preços mais atrativos, mesmo considerando um prazo maior de contrato e eventual ociosidade dos ativos por um breve período.

“Mesmo que o contrato de terceirização dure mais, o custo para o cliente pode ser mais atrativo do que em locações com prazos curtos. Já comparando a locação de longo prazo com a compra do ativo, a principal vantagem é a não necessidade de mobilizar o fluxo de caixa com aportes muito altos”, explica o gerente Comercial de Pesados da Ouro Verde, Fernando Menezes.

  • Manutenção em dia

Outro ponto positivo da locação é que a empresa que opta pela terceirização pode contratar a manutenção das máquinas e equipamentos, deixando essa responsabilidade totalmente a cargo da especializada em frota. Assim, em caso de sinistros ou problemas mecânicos, é possível solicitar um equipamento reserva, para a realização da manutenção necessária, não precisando abrir mão do ativo para não prejudicar o andamento da obra.

Que tipos de máquinas e equipamentos podem ser locados?

É possível terceirizar uma diversidade de equipamentos considerando as necessidades para diferentes tipos de obra, como por exemplo, caminhão betoneira, caminhões de apoio e basculantes, equipamentos de linha amarela, entre outros.

Na Ouro Verde, possuímos parceria com diversas marcas para atender o segmento com equipamentos de última geração. Temos disponibilidade para entregas de curto e médio prazo, de acordo com a programação junto aos fabricantes.

Conheça a Ouro Verde!

Há quase 50 anos, a Ouro Verde é pioneira na terceirização de máquinas e equipamentos. A companhia oferece ativos novos, manutenção corretiva e preventiva e tarifas mais baixas de locação. Além disso, outro diferencial é a operação e gestão dos utilitários locados. A Ouro Verde vem crescendo ano a ano, com foco em soluções inovadoras para atender as necessidades de seus clientes.

Acompanhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Linkedin

Crédito foto: Volvo Trucks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Chede, 3136 - CIC
Curitiba / PR - 81170-220
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

0800 717 2020
contatocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

Acesse nosso site e confira:
ouroverdeusados.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h

Venda de Caminhões e Equipamentos

Curitiba | +55 (41) 9 9505-3367
Sertãozinho | +55 (16) 9 9223-8500
venda.equipamentos@ouroverde.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
ouroverde.force.com/PortalDoCliente

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
https://ouroverde.force.com/portalfornecedor

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100
WhatsApp (41) 9 9954-9881 (41) 9 99690182

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Atendimento exclusivo para clientes
de locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

Ou acesso pelo:
rastreamento@ouroverde.net.br