Setor de locação de veículos aposta em cenário otimista em 2022

janeiro 10, 2022

O setor de locação de veículos inicia o ano de 2022 com boas perspectivas. Mesmo diante de um cenário ainda pandêmico, o segmento demonstra otimismo e reforça sua resiliência ao prever um novo ano com resultados positivos.

De acordo com uma análise realizada pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), nos próximos 12 meses, 60,8% das empresas que atuam no segmento de locação estão interessadas em comprar mais carros. O estudo também mostra que 46,3% das locadoras conseguiram aumentar suas frotas em 2021, enquanto 30,1% mantiveram o volume de veículos do período anterior ao da pandemia.

Já a locação de equipamentos e maquinários, segue em franco crescimento, impulsionada por setores como o agronegócio. Em dezembro de 2021, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura (CNA) divulgou um estudo sobre a participação do agronegócio no PIB brasileiro, que pode chegar a 28% no balanço do ano, revelando a grandiosidade da participação deste segmento para a economia nacional.

Os números reforçam o bom momento do mercado e apontam que, mesmo diante dos obstáculos enfrentados em 2021, como a falta de componentes eletrônicos e o atraso das entregas de veículos, a previsão é de expansão.

A contratação deste serviço se tornou uma opção ainda mais rentável para empresas e até mesmo pessoas físicas, na busca pela redução de custos com a aquisição do veículo, IPVA, documentação, manutenções e seguro.

Negócios diversificados
Além da locação de veículos leves, outro fator que deve contribuir com a expansão do setor é a diversificação dos negócios. O relatório “Perspectiva Fitch Ratings 2022: Locação de Veículos no Brasil” aponta que, apesar do desequilíbrio entre a demanda por novos veículos e o volume ofertado ao mercado, novas verticais de negócios ganham força.

Cada vez mais, companhias que atuam no segmento estão focadas em ampliar a atuação, como serviços de gestão e terceirização de frotas, aluguel de veículos pesados, maquinários e equipamentos, como fazemos na Ouro Verde
Após um 2021 de números positivos, com um faturamento previsto de R$ 960 milhões, que deverão se confirmar na próxima divulgação de resultados, uma expansão de quase 18% na comparação anual, a companhia prevê elevar 20% o faturamento deste ano. Os investimentos também devem aumentar 12% em 2022, chegando em R$ 1.6 bilhão.

Nos próximos anos, o mercado tem tudo para se tornar ainda mais promissor. O Brasil é um país com grande potencial de expansão dos serviços, principalmente de terceirização e gestão de frotas. No segmento de pesados, por exemplo, 1% da frota é terceirizada, enquanto na Europa o índice é de 23% e nos Estados Unidos de 28%. No segmento de leves, 9,5% dos veículos são terceirizados, nos EUA são 36% e na Europa 52%.

Portanto, as oportunidades são grandes, com a previsão de ótimos negócios em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Chede, 3136 - CIC
Curitiba / PR - 81170-220
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

0800 717 2020
contatocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

Acesse nosso site e confira:
ouroverdeusados.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h

Venda de Caminhões e Equipamentos

Curitiba | +55 (41) 9 9505-3367
Sertãozinho | +55 (16) 9 9223-8500
venda.equipamentos@ouroverde.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
ouroverde.force.com/PortalDoCliente

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
https://ouroverde.force.com/portalfornecedor

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100
WhatsApp (41) 9 9954-9881 (41) 9 99690182

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Atendimento exclusivo para clientes
de locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

Ou acesso pelo:
rastreamento@ouroverde.net.br