custo propriedade veículo; TCO veículo

O que é TCO? entenda e saiba como calcular o custo total de propriedade de um veículo

julho 27, 2021

Você já ouviu falar em TCO? Trata-se de uma estimativa que leva em conta todos os gastos com ativos de uma empresa em um determinado período. Para saber mais sobre o assunto, é preciso entender qual a relação entre tempo e dinheiro e o que isso tem a ver com terceirização de frota, basta ler o texto a seguir!

Leia também:

A depender do segmento de negócio, as despesas com frotas de uma empresa podem ser muito altas, perdendo apenas para folha de pagamento ou treinamento. Considerado o delicado cenário mundial das montadoras nesse momento de pandemia, a terceirização de veículos e equipamentos tem sido cada vez mais considerada por organizações de diversos portes e setores. Isso porque, arcar com o custo total de propriedade de um veículo muitas vezes não vale a pena.

Mas como ter certeza de qual a melhor alternativa para sua empresa? Especialistas recomendam o cálculo de Total Cost of Ownership (TCO), que leva em conta todos os recursos financeiros destinados à compra de ativos, sejam os que estão previstos, mas também os imprevistos, visando definir a opção que ofereça o menor preço.

“O TCO avalia o melhor uso de bens caros, afinal, é preciso saber sobre aquisição, a manutenção e utilização, visando tirar maior proveito do ativo. Não se trata de um cálculo, mas uma estimativa que considera diversas variáveis, incluindo o fornecedor, a empresa e o usuário do ativo. Quanto mais afinada for essa projeção, mais será possível ter um planejamento completo da empresa. Em um momento como o que estamos vivendo, com alta variação de preços, não sabemos como será o custo lá na frente, por isso é muito importante calcular o TCO com muito mais detalhe e cuidado”, explica Rodrigo Manzan de Andrade, gerente nacional de Top Account da Ouro Verde.

O que é TCO?

Traduzindo para o português, a sigla “TCO” significa custo total da posse e trata-se de uma estimativa financeira utilizada por consumidores e também por gerentes de empresas para avaliar os custos diretos e indiretos relacionados à compra de ativos. Na terceirização de frotas, o TCO baseia-se no fato de que decisões devem ser tomadas levando em conta todo o dinheiro envolvido na negociação ao longo do tempo.

“A métrica é utilizada para fazer uma correta mensuração do custo durante a permanência com o bem. Seja para locação ou compra, a depreciação vai ocorrer, mas quem tem maior eficiência financeira e operacional? É preciso avaliar tudo isso”, ressalta o gerente da Ouro Verde.

Para compreender o valor real da frota, é necessário conhecer os gastos visíveis e invisíveis relacionados a ela:

Custos visíveis: são os previsíveis, diretamente relacionados ao veículo. Costumam ser conhecidos, entendidos e controlados pelos clientes.

  • Documentação (IPVA, licenciamento, etc);
  • Seguro;
  • Frete de entrega;
  • Manutenção preventiva e corretiva;
  • Pneus;
  • Combustível;
  • Depreciação real;
  • Despesas de venda;
  • Custo Financeiro ou de Oportunidade.

Custos invisíveis: são imprevisíveis, indiretamente relacionados ao uso do veículo. Muitas vezes não são definidos, identificados e controlados.

  • Gastos com pessoas envolvidas no processo;
  • Tempo dedicado para o gerenciamento e solução de problemas;
  • Instalações físicas;
  • Conhecimento técnico para avaliações mecânicas e de sinistros;
  • Tempo de carro parado em serviços;
  • Perda de dias de serviço por sinistros ou manutenção;
  • Uso do carro reserva ou transporte em caso de ociosidade do veículo.

TCO: tempo x dinheiro

Todo TCO deve considerar o dinheiro de acordo com o tempo, seja com relação a custo de oportunidade, ou melhor, a quantia que você deixou de ganhar por não aplicar o dinheiro, ou em juros, remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, no caso de empresas que optam por financiar a frota própria.

“O maior segredo do TCO é saber alocar cada gasto no momento certo, o que está diretamente ligado à valorização ou não do dinheiro ao longo do tempo. Ao analisar os juros ou custo de oportunidade de uma empresa que tira o capital dela para colocar na operação, é possível que ela esteja perdendo dinheiro com o tempo, quando poderia estar investindo em melhorias no próprio negócio. O TCO ajuda a evitar que isso ocorra e a gerenciar melhor os ativos de forma previsível”, afirma.

Acesse o blog da Ouro Verde e confira outras publicações sobre terceirização de frotas: https://www.ouroverde.net.br/blog/

Vale a pena arcar com o custo de propriedade de um veículo?

Após a análise TCO, empresas têm concluído que a terceirização é mais vantajosa do que a compra de veículos, por conta da redução e previsibilidade de gastos, além da centralização de toda a frota em um único gestor.

  • Redução de custos

Na maioria das vezes, a análise TCO apresenta a locação como uma vantagem, por conta de um menor custo efetivo que ela proporciona. “A forma de comparação é analisar uma frota própria e mensurar todos esses fatores versus o preço de locação. A empresa troca o custo, que é uma variável imponderável e difícil de prever, por preço das locadoras, o que é muito mais negociável. A redução nos gastos é geralmente entre 20% e 30%”, ressalta.

  • Previsibilidade

Com base na análise TCO, a terceirização troca gastos variáveis por um preço fixo. “Não se trata de compará-los, mas deixar de lado a imprevisibilidade, e optar por um único preço”, comenta.

  • Foco total no negócio

Além da eficiência financeira, a terceirização pode facilitar a operação da frota, principalmente no que diz respeito à manutenção. “Desde a primeira manutenção até a média de sinistralidade, tudo isso deve ser gerido. Agora imagine a complicação de gerir uma frota de 300 carros, com um motorista para cada carro. Com a terceirização, você troca o contato com 300 mecânicos para apenas um responsável pela locação”, reforça.

TCO na Ouro Verde

A análise de TCO da Ouro Verde leva em conta todas as despesas e custos associados a uma frota, e também todas as receitas que podem ser geradas. Para isso, é desenvolvida uma política adequada, associada a uma boa gestão. Há quase 50 anos, a Ouro Verde é pioneira na terceirização de ativos. A companhia oferece veículos e máquinas novas, manutenção corretiva e preventiva e tarifas mais baixas de locação.

Acompanhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Linkedin

Foto destaque: Shutterstock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Chede, 3136 - CIC
Curitiba / PR - 81170-220
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

0800 717 2020
contatocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

Acesse nosso site e confira:
ouroverdeusados.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h

Venda de Caminhões e Equipamentos

Curitiba | +55 (41) 9 9505-3367
Sertãozinho | +55 (16) 9 9223-8500
venda.equipamentos@ouroverde.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
ouroverde.force.com/PortalDoCliente

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
https://ouroverde.force.com/portalfornecedor

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100
WhatsApp (41) 9 9954-9881 (41) 9 99690182

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Atendimento exclusivo para clientes
de locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

Ou acesso pelo:
rastreamento@ouroverde.net.br