As relações de compra e consumo estão em constantes mudanças. E cada vez mais veloz, essas mudanças são um reflexo da busca dos consumidores por questões que vão além de qualidade e preço, como a busca por experiências gratificantes. E para atender estas novas demandas, as empresas estão se adequando, reduzindo custos e tornando os processos cada vez mais ágeis, proporcionando um contato com o consumidor mais eficiente. Graças a essa mudança dos hábitos de consumo que surgiu a Logística Integrada.
Como o próprio nome sugere, a logística integrada é um sistema que liga todo o processo logístico, desde o fornecimento de matérias-primas, até chegar ao consumidor final. Isso só é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades.
E para que a logística integrada funcione, é preciso que um setor específico fique responsável pelo planejamento, implementação e controle de todas as etapas, tornando mais simples e ágil a operação. Deste modo, oferecendo ao consumidor melhores experiências de consumo.
Então se você busca soluções para eficiência técnica do seu negócio, principalmente na logística, continue lendo nosso artigo e entenda como funciona a logística integrada e como ela pode auxiliar o crescimento do seu negócio:
Processos Produtivos
Dentro de qualquer empresa, é essencial que haja interação e comunicação entre os diferentes setores, e isto não é nenhuma novidade. Contudo, a logística integrada vai além, ampliando a visão dos processos produtivos até o consumidor final.
Deste modo, a responsabilidade do profissional de logística ampliou. Enquanto antes a sua função era apenas relacionada a questões operacionais, hoje este profissional assume uma função mais estratégica, o que torna necessário uma gama de conhecimentos diferentes sobre o setor, como:
- Processos dos setores de compras
- Processos produtivos
- Armazenagem
- Distribuição de mercadorias
- Processos de entrega dos produtos aos clientes
- Acompanhamento das atividades de seus Fornecedores e Parceiros
O profissional responsável pela logística integrada torna-se responsável pelo acompanhamento de todo o fluxo de venda, dá fase de pedido ao fornecedor ao de entrega do produto ao cliente. Ou seja, ficar por dentro de tudo que ocorre em cada fase do processo, gerenciando de forma a melhorar cada vez mais os processos logísticos, reduzindo custos e eliminando desperdícios.
As 3 principais áreas da Logística Integrada
Administração de materiais
Diretamente relacionado com a gestão de compras e fluxo dos insumos e matéria-prima, incluindo a negociação, compra, transporte, armazenamento, controle e etc… a administração dessa área é responsável por reduzir custos e estabelecer bons vínculos com fornecedores, além de agilizar a produção. Ou seja, toda a comunicação entre empresa e fornecedor é mediada pelo gestor de logística.
Movimentação de materiais
Essa atividade é responsável por garantir o abastecimento eficiente dos insumos na linha de produção, evitando faltas, garantindo o funcionamento eficiente da produção dos produtos e evitando desperdícios, como sobras.
Distribuição
Quando produzidos, os produtos precisam chegar até o consumidor e a forma como isto será feito tem influência direto nos resultados da empresa. É importante que esta movimentação seja feita de maneira eficiente, com baixo custo e que satisfaça as expectativas do consumidor. Então é preciso garantir a qualidade, agilidade e satisfação do cliente na distribuição dos pontos de venda e esta é a última fase do sistema logístico.
Efetividade da Logística Integrada
Como é perceptível, a logística integrada é essencial para a sua organização. Mais agilidade nos diferentes processos significa maior controle no fluxo logístico, coordenando as atividades internas da empresa de maneira síncrona e otimizada.
Mas de maneira clara, os benefícios que sua empresa ganhará com a adoção da logística integrada são:
- Agilidade da área de produção
- Organização nos processos
- Confiabilidade das Informações
- Redução de custos dos processos logísticos
- Minimização de desperdícios produtivos
- Redução de tempo de movimentação de produtos
- Alinhar e coordenar todos os processos
- Planejamento eficaz e inteligente
E quando o foco do gerenciamento é a otimização dos processos, redução de custos e o aumento na produtividade para proporcionar maior satisfação ao cliente, a melhora dos resultados vem como consequência.
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