Segmento de Intralogística

Intralogística: saiba como a locação de equipamentos pode otimizar a movimentação de cargas

Ouro Verde - maio 31, 2021

O mercado de terceirização de empilhadeiras é crescente no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), dentre os mais de 20 mil itens produzidos no país, pelo menos metade é destinada à locação de equipamentos. As empilhadeiras estão entre os ativos mais utilizados em operações intralogísticas, responsáveis por otimizar todo o gerenciamento da movimentação de cargas internas dentro das empresas.

Conforme explica Fernando Menezes, Gerente Comercial de Máquinas e Equipamentos na Ouro Verde, a locação é uma tendência crescente porque proporciona uma série de vantagens aos clientes. A opção por locar esses ativos, como empilhadeiras, plataformas elevatórias e outros equipamentos, pode maximizar operações e reduzir custos das empresas em até 30%.

Como funciona uma operação intralogística?

Toda a movimentação de carga realizada dentro de plantas industriais, em empresas de outros setores ou até mesmo em locais como terminais portuários, pode ser definida como intralogística. Também conhecida como logística in house, o objetivo é gerar sinergia e coordenar a distribuição dos insumos e materiais envolvidos em uma organização.

Mais comum em plantas industriais e centros de distribuição de todos os tipos de suprimentos, as operações logísticas internas são mais eficazes se realizadas com equipamentos alinhados às necessidades e com a gestão correta desses ativos.

Quais ativos podem ser locados para maximizar operações intralogísticas?

Entre os equipamentos mais utilizados em operações intralogísticas estão as empilhadeiras, inclusive as equipadas com o sistema AGV (automatic guided vehicle). Também podem ser locados para esse tipo de operação, plataformas aéreas, caminhões, tratores, carretas, rebocadores, entre outros.

Ainda de acordo com o gerente comercial, a maior parte dos equipamentos utilizados nas operações industriais intralogísticas apresentam alto custo e alguns são produzidos fora do Brasil. Por isso, precisam ser comprados considerando a cotação da moeda estrangeira, mais comumente o dólar. “Conseguimos facilitar essa aquisição para o cliente a partir de uma compra 100% à vista, oferecendo também a manutenção, assim o cliente não precisa se preocupar. Dependendo do tamanho da operação, também montamos uma estrutura de manutenção dentro da empresa, disponibilizando peças e profissionais capacitados”, destaca.

Como funciona o serviço de locação de equipamentos na Ouro Verde?

De forma geral, trata-se de um processo em que a locadora compra equipamentos diretamente com os fabricantes desses bens e os disponibiliza para locação do seu cliente – de forma personalizada e customizada para as necessidades de cada um. Mais do que isso, a locação pode vir acompanhada pelos serviços de manutenção corretiva, preventiva e operação.

A empresa que terceiriza máquinas e equipamentos pode focar no que é o core business dela e deixar com a Ouro Verde o cuidado com a frota. Nossos especialistas estudam a situação de cada operação e criam soluções personalizadas e otimizadas para os clientes”, destaca. Além disso, uma vez que é fechado o pacote de gestão, a locadora passa a ser responsável pela disponibilidade do equipamento, o que proporciona uma grande tranquilidade para as empresas.

Leia mais: Terceirização de frotas: conheça 4 vantagens de locar veículos

Como saber qual a melhor opção para o meu negócio?

Ainda está em dúvida se a terceirização de equipamentos é uma opção para o seu negócio? Confira uma lista de vantagens a ser considerada:

  • Maior disponibilidade mecânica dos veículos e implementos

  • Redução de custos operacionais

  • Personalização dos equipamentos de acordo com as necessidades do cliente

  • Rede de manutenção credenciada

  • Possibilidade de redução de custo entre 20% e 30%, se considerado um contrato de 60 meses

  • Não mobilização do fluxo de caixa da empresa prestadora de serviço com a compra dos ativos

  • Maior disponibilidade de recursos para investimento no que é core business da empresa, ou até mesmo em inovação e tecnologia

Consultoria personalizada

Para ajudar nessa decisão, a Ouro Verde conta com um time de especialistas que podem fazer um estudo criterioso das vantagens da locação. Vale lembrar que, para muitos setores, aconselha-se, além da locação, a contratação do serviço de manutenção, para que as revisões preventivas e corretivas sejam administradas pela empresa especializada de forma profissional. Além disso, em setores como de intralogística, a Ouro Verde pode oferecer o serviço de gestão operacional das máquinas, inclusive contratando condutores para a operação dos equipamentos.

Cuide do seu negócio e deixe que a Ouro Verde cuide da sua frota!

Conte com especialistas em terceirização de veículos e equipamentos pesados!

Há quase 50 anos, a Ouro Verde oferece soluções completas para seus clientes, com a locação e gestão de frotas. Dentro desse contexto, oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo. Assim sendo, planejamos estratégias e prestamos consultoria de acordo com a necessidade de cada empreendimento. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Linkedin

Foto de destaque: Shutterstock

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale com a Ouro Verde

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876