telemetria; gestão de frota; redução de acidentes.

Telemetria: saiba como essa tecnologia pode auxiliar na gestão de frota da sua empresa

June 8, 2021

Uma das principais dificuldades na gestão de frota de uma empresa é a realização de um monitoramento presencial dos ativos, já que os responsáveis não conseguem fazer este acompanhamento de maneira constante. Diante disso, é preciso que os condutores e gestores estejam munidos de ferramentas adequadas para lidar com as adversidades rotineiras. Uma dessas soluções é a telemetria, que proporciona a captação de dados de localização e operação de veículos, entre outras funcionalidades.

A ferramenta pode auxiliar o trabalho do gestor de frota e ainda contribuir para a redução de índices de acidentes em estradas e rodovias. Muitas dessas ocorrências são causadas por conta de fatores como excesso de velocidade, ingestão de substâncias psicoativas, falta de itens de segurança (cinto, cadeirinha, capacete, etc…) e distração do condutor. Confira mais alguns dados sobre o trânsito no Brasil:

Já vimos que a utilização da telemetria na gestão de frota pode trazer uma série de benefícios, promovendo uma maior segurança no trânsito e ainda garantindo a redução nos custos da frota. Quer entender melhor como funciona a ferramenta? Leia mais a seguir!

O que é telemetria?

A telemetria é uma ferramenta de gestão de frota que consiste em uma leitura à distância dos dados de diversos sistemas e aspectos em um veículo, com objetivo de coletar e analisar informações sobre o motor do carro, o comportamento do motorista ou até mesmo formas diversas de operação da frota. Alguns dados podem ser lidos por meio de sensores presentes no veículo de forma nativa através do barramento CAN, enquanto outros podem ser obtidos por meio de sensores do dispositivo telemático.

A medição é feita por meio de um hardware instalado no veículo, e pode coletar uma série de dados como rotações de motor, temperatura do líquido de arrefecimento, pressão dos pneus, proporção de etanol/gasolina, tensão (voltagem) da bateria, intensidade de acelerações, frenagens e curvas, velocidade, utilização de periféricos, como ar-condicionado, limpador de para-brisa, acionamento de implemento, entre outros.

Quais as vantagens de utilizar a telemetria?

  • Redução de custos

Segundo Rodolpho Quintino de Oliveira, cCoordenador de Pós-Vendas de Operações da Ouro Verde, um dos pontos positivos ao utilizar a telemetria é a redução de custos relacionada à utilização dos veículos. “Com os dados capturados é possível entender melhor o que acontece com a frota, o que possibilita uma redução de gastos com combustível e manutenção”, comenta.

  • Possibilidade de análises

Outro fator importante é que, a ferramenta reúne os dados do veículo e o próprio dispositivo gera uma determinada análise com base nas informações, mas o dono da frota pode programar o tipo de análise desejada a partir dos dados obtidos, de acordo com o que ele deseja priorizar, como por exemplo, fatores relacionados a segurança do veículo.

Os dispositivos telemáticos, enquanto ativos, leem os dados do veículo em pequenos intervalos. A partir disso, as medidas são transmitidas a um sistema de armazenamento que as processa para gerar um significado. Uma das principais formas de identificar desvios é por meio dos eventos sistêmicos. Alguns já são identificados automaticamente pelas plataformas de telemetria, mas o mais interessante é que também podem ser programados pelo usuário baseados em sua experiência na gestão de frota, focando em segurança ou manutenção, por exemplo”, argumenta.

Qual a diferença entre telemetria e rastreamento?

É importante entender que existe uma diferença entre telemetria e rastreamento, para que se compreenda qual ferramenta é a mais adequada para suprir a necessidade de cada frota. “O rastreamento apenas fornece dados de localização do ativo, enquanto a telemetria proporciona um pacote maior de dados relacionados ao veículo e ao tipo de condução”, explica Oliveira.

Na telemetria, há um foco maior na gestão mecânica e na forma em que o condutor está operando o veículo, o que é diferente de quando a frota só tem acesso a informações de rastreamento. “No rastreamento, há uma limitação à aquisição de posicionamento do veículo via GPS, se está em deslocamento, qual a sua velocidade e se está na rota correta. As posições geográficas são registradas num sistema de bancos de dados que permite a consulta histórica de posicionamento, tornando possível a identificação das viagens e paradeiros dos veículos”.

Para ter uma análise mais completa dos ativos, com informações além da rota e a velocidade, como dados sobre o condutor e estado do veículo, a telemetria a pode ser uma ferramenta muito eficaz na gestão de frota.

Como a telemetria pode contribuir para um trânsito mais seguro?

  • Padronização da segurança

O uso desse tipo de dispositivo em veículos permite a identificação do estilo de condução de cada motorista e pode auxiliar a empresa a padronizar a segurança da frota. Munidas de uma boa política de frotas e de telemetria, as empresas podem estabelecer padrões de segurança na utilização dos veículos, penalizar condutores ou até mesmo parabenizá-los quando têm um bom comportamento.

A coleta de dados ajuda a entender o perfil de condução do condutor e possibilita que o gestor de frota crie parâmetros que limitem e sinalizem os desvios e riscos. Além disso, o comportamento do condutor torna-se mais “amigável” ao volante com o auxílio dos parâmetros estabelecidos, como o limite de velocidade.

  • Prevenção de acidentes

Por meio da leitura de sensores dentro do veículo é possível identificar alguns sinais que podem aumentar a chance de acidentes, e também o agravamento de risco ao condutor ou outros, como por exemplo, a pressão dos pneus dos veículos, o uso do cinto de segurança ou até mesmo excessos de velocidade.

A telemetria também pode auxiliar a listar locais impróprios para a condução e encontrar condutores que trafegam nestas regiões e a identificar veículos que estejam com pouco combustível no tanque e sinalizar ao condutor para que não fique desabastecido enquanto se desloca.

Como funciona o serviço de telemetria ofertado pela Ouro Verde?

A telemetria pode ser utilizada na gestão de frota de qualquer tamanho, seja com veículos leves, caminhões, máquinas e equipamentos. Além disso, não é necessário ter um número mínimo de ativos e qualquer empresa que terceirize a sua frota com a Ouro Verde pode adicionar serviço de telemetria veicular ao pacote.

A ferramenta pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada gestor de frota, e costuma ser escolhida entre as versões básica, intermediária e premium:

  • Básica: contém apenas o rastreamento e informações sobre o comportamento do veículo.

  • Intermediária: além do básico, também permite a aquisição de dados de motor.

  • Premium: esta versão contém os serviços citados acima, e oferece ainda a identificação do condutor, com o objetivo de avaliar a condução de cada motorista, de forma a destinar os esforços com assertividade.

Quais os benefícios de utilizar a telemetria da Ouro Verde na gestão de frotas?

A Ouro Verde é especialista em gestão e terceirização de frotas, assim como em produtos de conectividade veicular, portanto, um dos principais benefícios é o suporte especializado em telemetria, com o viés de gestão de frota, entregando um produto de qualidade aos clientes.

A companhia proporciona um atendimento personalizado para as necessidades de cada empresa. “Nossa telemetria permite a leitura de dados que podem existir apenas em uma frota específica, e para isso, podem ser feitos testes da solução antes da contratação, como por exemplo, o monitoramento de temperatura em câmara fria, acoplamento de carga, engate de marcha ré, entre outros”, comenta o analista técnico da Ouro Verde, Eduardo Pigoso.

Além disso, há também a ferramenta Ouro Fleet, que permite a gestão simplificada dos indicadores de telemetria da frota, com insights sobre utilização e eventos, vinculando estas informações a outros dados como gestão da manutenção, multas, cartão combustível, passagem em pedágios, estacionamento e consumo de combustível.

Para saber mais sobre os nossos serviços, continue acompanhando o blog e nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Linkedin.

Foto destaque: Shutterstock

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos relacionados

parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Chede, 3136 - CIC
Curitiba / PR - 81170-220
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

0800 717 2020
contatocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

Acesse nosso site e confira:
ouroverdeusados.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h

Venda de Caminhões e Equipamentos

Curitiba | +55 (41) 9 9505-3367
Sertãozinho | +55 (16) 9 9223-8500
venda.equipamentos@ouroverde.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
ouroverde.force.com/PortalDoCliente

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
https://ouroverde.force.com/portalfornecedor

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100
WhatsApp (41) 9 9954-9881 (41) 9 99690182

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Atendimento exclusivo para clientes
de locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

Ou acesso pelo:
rastreamento@ouroverde.net.br