transporte da cana-de-açúcar setor sucroenergético

Do campo para a indústria: conheça as vantagens de terceirizar o transporte da cana-de-açúcar

May 18, 2021

Empresas do setor sucroenergético precisam de sistemas integrados para coordenar as atividades da cadeia produtiva de uma maneira mais eficiente. Nas últimas décadas, as usinas passaram a investir no desenvolvimento de inovações para promover a integração entre as áreas agrícola e industrial, apostando na terceirização do transporte da cana-de-açúcar.

Segundo dados da Agência Embrapa de Informação Tecnológica (AGEITEC), o corte, carregamento e transporte (CCT) representam 30% do custo total de produção da cana, sendo 12% apenas com o transporte. Um fator que pode contribuir para o valor elevado na produção é o problema com caminhões parados nos pátios da indústria e do campo, pois demandam um valor alto de investimento, mão-de-obra, combustível e manutenção. Se houver falta de caminhões para receber a cana colhida nas frentes de trabalho, haverá falta de cana para indústria, resultando em prejuízos financeiros.

Por conta disso, é preciso que o sistema de logística seja eficiente, para que não ocorram problemas no fluxo do transporte. Com um transporte mais rápido e produtivo, há uma perda menor de volume e qualidade da matéria-prima, garantindo máxima eficiência nos setores produtivos.

Leia também: https://www.ouroverde.net.br/ouro-verde-expande-parceria-com-raizen-e-faz-primeira-locacao-de-frota-de-caminhoes-semi-autonomos-para-transporte-de-cana-de-acucar/

Referência no transporte da cana-de-açúcar

Por se tratar de uma operação complexa, o transporte da cana-de-açúcar exige cuidados específicos, visto que uma logística desorganizada pode trazer consequências para as empresas. Desta forma, o mercado tem aumentado a busca pela locação de ativos e também a terceirização das operações. Além de oferecer inúmeros benefícios, a contratação de uma empresa especializada em locação e gestão de frotas, pode reduzir significativamente os custos para o setor sucroenergético.

Há quase cinco décadas, a Ouro Verde conta com uma vasta experiência no processo de locação, terceirização e gestão de frotas para o transporte de cana do campo para a indústria. “O setor sucroenergético iniciou um processo de adequação ao cenário da economia nacional por meio do uso de novas estruturas organizacionais a fim de integrar as áreas agrícola e industrial. Deste modo, o empresário observou que a logística deve basear-se em sistemas integrados devido à necessidade de coordenação de todas as atividades que envolvem essa cadeia produtiva. O aumento da competitividade no setor traz a necessidade da terceirização da frota para beneficiar o planejamento e o controle do processo produtivo”, afirma Hugo Dornfeld, gerente de projetos da Ouro Verde.

Ao optar pelos serviços da Ouro Verde, as empresas podem ter tempo para aperfeiçoar os seus serviços e manter foco total no core business, com todos os esforços direcionados para os principais negócios da empresa, possibilitando um aumento da produtividade e redução de custos. “Os gestores logísticos possuem eficiência operacional superior, são capazes de explorar melhor os fatores de especialização da mão de obra e ganhos de escala, correm menos riscos de migrarem para uma situação de acomodação e obtém ganhos de eficiência com o tempo”, ressalta o gerente.

Marcio Raminelli

Gestão profissional da frota e da operação

Um diferencial da Ouro Verde no segmento sucroenergético o é o serviço de gestão da operação. Neste processo, além de ficar responsável pela compra, distribuição e manutenção dos caminhões, controle da documentação, administração de multas e seguro e também pela renovação de frota, todo o processo de recrutamento, seleção e treinamento dos condutores e gestores de frota pode ser realizado de forma terceirizada.

Conforme explica o gerente regional de operações da Ouro Verde, Murinelly Marini, é possível propor estratégias para atender as demandas de cada negócio. “Somos uma empresa preparada para atender as necessidades de nossos clientes de acordo com a demanda apresentada, elaborando projetos customizados, com ganhos operacionais em todas as etapas do processo, através de um modelo de gestão orientado para eficiência operacional, inovação, controle e monitoramento, segurança, e gestão de pessoal dentro da área de transporte”, destaca Marini.

Leia também: Prêmio Melhores Fornecedores BP Bunge Bioenergia: Ouro Verde se destaca por transporte de cana e prevenção ao Covid-19

Por que escolher a Ouro Verde?

A Ouro Verde é referência quando o assunto é transporte no setor sucroalcooleiro, isso porque o modelo de gestão da companhia se baseia em pilares sólidos de sustentação, pautados em produtividade, otimização de processos, austeridade nos custos, busca de agilidade, melhoria de eficiência e rapidez em inovações. “Além disso, o propósito da compnahia é simplificar a vida dos clientes com soluções completas, inovação em aluguel de ativos e serviços confiáveis. Todas essas ações refletem em resultados operacionais satisfatórios para os clientes”, ressalta.

Para saber mais, continue acompanhando nosso blog e nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Linkedin

Foto: Caminhão Modelo Axor 3344

Crédito: Murinelly Salgado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos relacionados

parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Chede, 3136 - CIC
Curitiba / PR - 81170-220
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

0800 717 2020
contatocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

Acesse nosso site e confira:
ouroverdeusados.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h

Venda de Caminhões e Equipamentos

Curitiba | +55 (41) 9 9505-3367
Sertãozinho | +55 (16) 9 9223-8500
venda.equipamentos@ouroverde.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
ouroverde.force.com/PortalDoCliente

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
https://ouroverde.force.com/portalfornecedor

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100
WhatsApp (41) 9 9954-9881 (41) 9 99690182

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Atendimento exclusivo para clientes
de locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

Ou acesso pelo:
rastreamento@ouroverde.net.br