gestão de frota; segurança no trânsito; gestor de frota

Como a gestão de frotas pode contribuir com a segurança no trânsito?

May 3, 2021

Como a gestão de frotas pode contribuir com a segurança no trânsito?

Problemas envolvendo alta velocidade, multas de trânsito, acidentes e necessidade de manutenções preventivas e corretivas são frequentes em empresas que possuem frotas de veículos destinadas a variados serviços. Essas situações, no entanto, muitas vezes são administradas por profissionais que, geralmente, acumulam outras funções. Segundo dados da Ouro Verde, apenas 12% dos clientes da companhia contam com um gestor de frotas focado nessa atividade, no entanto, esse número está mudando, já que a gestão de frota profissional é uma aposta para o futuro e uma tendência crescente.

Conforme explica o gerente de operações da Ouro Verde, Leonardo Viotto, essa gestão é fundamental para melhor administração dos veículos e condutores dentro das organizações. Isso porque pode promover maior segurança à população, aos funcionários e à própria companhia. Segundo Viotto, a posição deve ser exercida por um profissional capacitado, com perfil dinâmico, boa comunicação e que domine conhecimentos técnicos sobre manutenção, logística e telemetria, por exemplo.

Para Caio Oliveira, coordenador de Telemetria da Ouro Verde, uma gestão de frota especializada pode promover uma série de benefícios para as organizações. “Temos um cliente que reduziu 97% das multas de trânsito graves, e 50% no custo de manutenção corretiva utilizando as ferramentas de gestão. Outro dado interessante é que, em nossa frota interna, em 2017, reduzimos em 41% os custos com multas e sinistros também utilizando nossas ferramentas”, diz.

Quer entender melhor sobre a gestão de frota? Leia mais a seguir!

O que é gestão de frota?

A gestão de frota é um serviço especializado no monitoramento dos veículos terceirizados, visando maior segurança dos condutores e eficiência dos ativos locados. Assim sendo, quem opta pela terceirização de veículos, pode contratar adicionalmente o serviço de gestão, o que pode incluir diversas ferramentas de controle. Dessa forma, é possível monitorar quesitos como manutenções, sinistros, multas, gestão de CNH, rastreamento e gestão de abastecimento. Além de disponibilizar capacitação e materiais de direção defensiva e boas práticas no trânsito. Com o controle completo proporcionado para frota e seus condutores, é possível contribuir para a conscientização das empresas em prezar pela segurança no trânsito.

Como atua o gestor de frotas?

O gestor de frota tem papel fundamental na melhoria da segurança no trânsito. O sucesso das suas atividades depende da interface e apoio de outras áreas como RH, Suprimentos, SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) e gestores das áreas que utilizam os veículos.

Quais as vantagens da gestão de frota?

Uma das principais vantagens é que, ao adotar o modelo de gestão de frota, as organizações concentram todas as informações e necessidades do transporte em uma empresa qualificada para isso, como a Ouro Verde, possibilitando o foco no seu core business.

Além disso, com o correto diagnóstico da frota do cliente, é possível identificar todos os fatores que impactam no processo de gestão, e a partir disso, trabalhar com soluções que possibilitem a redução de multas, dos custos de manutenção e, também, que promovam a proteção à vida das pessoas.

Para Oliveira, com uma implantação da política de frota, já é possível ver resultados de curto prazo, mas números mais significativos aparecerão conforme a mudança de comportamento dos condutores: “esse é o grande desafio de toda empresa na gestão de frota”, ressalta.

Leia também: Como otimizar recursos com a gestão da sua frota?

Como é a gestão de frota na Ouro Verde?

O serviço de gestão de frota da Ouro Verde inclui todo o processo de administração profissional dos veículos e equipamentos de diversos tipos de operações.

A companhia disponibiliza consultoria durante o processo, assessoria na elaboração ou revisão da Política de Frota; o controle das documentações e licenciamento; administração das multas, do seguro, dos pneus e sinistros; carros reserva em caso de acidente; além da renovação a cada término de contrato. O serviço também oferece capacitação e materiais de direção defensiva e boas práticas no trânsito.

Quem pode optar pela gestão de frota?

O serviço de gestão de frota pode ser contratado por empresas de todos os tipos e tamanhos de frota, que vão desde operações ligadas ao agronegócio, transporte de cana-de açúcar, frotas pesadas, telecomunicações, entre outros, incluindo pequenas e médias empresas. “Com a criação de uma área comercial exclusivamente voltada para PME (Pequenas e Medias Empresas), foi possível abranger ainda mais tipos de negócios, e incluir os pequenos empreendedores. Hoje temos clientes que possuem apenas um carro locado, e os que possuem mais de mil”, explica Viotto.

Serviços inclusos na gestão de frota da Ouro Verde

  • Ouro Fleet

O sistema de gerenciamento de dados e indicadores Ouro Fleet é uma ferramenta de análise que viabiliza a identificação de desvios de forma objetiva, facilitando a tomada de decisão por parte dos Gestores de Frota, integrando informações de abastecimento, telemetria, multas de trânsito, sinistros e manutenções.

  • Identificação automática de veículos

Essa tecnologia permite identificação automática do veículo em pedágios e estacionamentos credenciados, através da disponibilização de aparelhos portáteis que são instalados no interior do para-brisas do veículo. O serviço possibilita a otimização de tempo dos condutores, uma gestão online para controle das transações e um extrato detalhado sobre utilizações fora de jornada de trabalho

  • Telemetria

A telemetria permite um monitoramento completo do ativo, identificando desvios de dirigibilidade dos condutores para garantir eficiência de operação. A ferramenta faz um controle da frota em tempo real, e monitora o cumprimento de manutenções. Também faz alertas automáticos de excesso de velocidade.

  • Gestão de CNH

A gestão de CNH auxilia no controle das situações das carteiras de habilitação dos condutores da frota, eliminando riscos legais e irregulares de operação. Desta forma, as empresas preservam-se de ações Judiciais, têm um maior controle da pontuação de CNH e acompanham os processos administrativos por meio de indicadores assertivos.

  • Gestão de abastecimento

A Ouro Verde fornece um cartão combustível, e realiza o monitoramento e controle das transações, garantindo toda a administração da rotina de abastecimento. O serviço é feito por meio de uma gestão online, e garante uma série de benefícios, como centralização de pagamentos, controle contra fraudes e até a avaliação de desempenho dos condutores.

  • Portal do Cliente

O Portal do Cliente fornece KPI’s de manutenção, custos e infrações de trânsito, por meio de diversos módulos de atendimento. O serviço garante mais segurança nas informações, agilidade nas solicitações e informações online, o que facilita a rotina do gestor de frota.

Leia também: Gestão de frotas: equipes reforçam cuidados para manter serviços essenciais durante pandemia do Coronavírus

Como a Ouro Verde contribui com a segurança no trânsito?

Com o controle completo que a Ouro Verde proporciona para frota e seus condutores, há um aumento da conscientização em relação a importância de garantir ferramentas que promovam uma maior segurança no trânsito.

Com essas informações podemos atuar na melhoria das políticas de frotas e gerar ações de instruções aos condutores. Utilizando as ferramentas corretas, os usuários e gestores dos veículos contribuirão para um trânsito mais seguro. Com os indicadores da gestão de frota, por exemplo, conseguimos conscientizar os condutores em relação aos principais problemas recorrentes. É um foco na mudança comportamental”, argumenta Oliveira.

É importante ressaltar que a gestão de frota é um trabalho em equipe, e que os responsáveis terão mais rendimentos se trabalharem diretamente com a conscientização, sempre agindo para prevenir situações de risco e sabendo lidar caso algum imprevisto ocorra. “A união de todos esses aspectos reforça o caráter positivo da gestão e da melhoria que a empresa pode esperar a partir da contratação do serviço, dentro e fora do seu estabelecimento”, diz.

  • Ações

A companhia também promove ações de segurança no trânsito na própria empresa, com uma gestão completa dos seus veículos, eventos no Maio Amarelo, com lives e campanhas de conscientização, além da capacitação de direção defensiva e a gestão das manutenções preventivas. Para saber mais, continue acompanhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais: Facebook e Linkedin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos relacionados

parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Chede, 3136 - CIC
Curitiba / PR - 81170-220
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

0800 717 2020
contatocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

Acesse nosso site e confira:
ouroverdeusados.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h

Venda de Caminhões e Equipamentos

Curitiba | +55 (41) 9 9505-3367
Sertãozinho | +55 (16) 9 9223-8500
venda.equipamentos@ouroverde.net.br

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
e das 13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
ouroverde.force.com/PortalDoCliente

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
https://ouroverde.force.com/portalfornecedor

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100
WhatsApp (41) 9 9954-9881 (41) 9 99690182

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Atendimento exclusivo para clientes
de locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

Ou acesso pelo:
rastreamento@ouroverde.net.br