Sem categoria

Conheça as vantagens da gestão de frotas para supermercados

Admin - maio 24, 2021

O setor supermercadista tem enfrentado dificuldades para lidar com a frota de veículos próprios, por conta de fatores como manutenção, acompanhamento de documentação, multas, seguros e condutores, questões que podem ser solucionadas com a contratação de uma empresa especializada. Isso tem se intensificado, visto que nos últimos tempos, a demanda de entregas do setor supermercadista teve um crescimento inesperado por conta da pandemia, que alterou os modelos de consumo.

Segundo um levantamento feito pela Ebit/Nielsen em 2020, 72% dos consumidores ouvidos começaram a usar ou estão usando mais o delivery como opção durante o período. Os supermercados tiveram maior contribuição para entrada de novos consumidores, com 14%, e 12% dos clientes passaram a fazer compras nessa modalidade com maior frequência, entre duas vezes ou mais por mês. Esses aumentos pegaram o setor desprevenido, e muitos supermercados foram impactados, sobretudo os pequenos, que tiveram de aumentar a frota ou pensar em alternativas para suprir a alta na demanda.

Para compreender melhor as dores do setor e fornecer algumas respostas sobre como o serviço de gestão de frota pode solucioná-las, conversamos com o supermercadista Gilson Lopes e o gerente comercial da Unidas Frotas, Fernando Menezes. Confira a seguir:

Gestão de frotas está entre os gargalos do setor supermercadista

O supermercadista Gilson Lopes, influenciador digital sobre o assunto e criador do método Supermercado Lucrativo, em que ajuda donos de supermercados a tornarem seus negócios mais rentáveis, conta que donos de supermercados mais antigos têm maior dificuldade em adotar medidas inovadoras. Porém, ele concorda que, aderir aos serviços de uma empresa especializada em gestão e terceirização de frotas pode auxiliar os comerciantes a darem maior foco em seu negócio: “O maior gargalo para quem tem frota própria é a questão da manutenção, documentação e seguros. Essa certamente é uma das maiores vantagens de terceirizar a gestão de frotas com uma empresa especializada”, analisa.

gestão de frota; terceirização de frota; supermercados
Supermercadista Gilson

Segundo o supermercadista, as demandas do setor variam entre veículos leves e pesados: “É um segmento que tem grande demanda pelo uso de utilitários, e ainda é muito comum o uso de Kombis, por exemplo, mas algumas empresas também necessitam de caminhões para realizar entregas maiores ou na logística interna, para buscar mercadoria em fornecedores”, conta Lopes.

Confira abaixo algumas dúvidas comuns em relação a terceirização e gestão de frotas para o setor supermercadista, respondidas pelo gerente comercial da Unidas Frotas, Fernando Menezes:

O que é financeiramente mais vantajoso? Locar ou comprar um veículo?

Locar é mais vantajoso, e para calcular as vantagens é preciso levar em consideração despesas e custos relacionados ao veículo pelo período do contrato, além de possuir vantagens fiscais, inclusive com retorno de impostos pelos valores investidos em locação. A Unidas Frotas faz o cálculo para cada empresa ou profissional interessado no serviço, de forma personalizada, levando em consideração as particularidades de cada negócio.

Como funciona o trabalho de terceirização de frota oferecido pela Unidas Frotas? Qual a diferença em relação a locação de veículos?

Quando se fala em aluguel de carros, trata-se geralmente de uma transação a curto prazo, por meio de diárias. Já a terceirização de frotas oferecida pela Unidas Frotas envolve um contrato de longo prazo, em média de 36 a 60 meses. Diferente da locação, a terceirização pode contemplar uma série de benefícios para as empresas, como a manutenção e gestão de diversas questões envolvendo a frota: treinamento de condutores, controle de velocidade, multas, entre outros serviços, os quais estão disponíveis tanto para frotas leves e pesadas.

Por que a gestão de frota pode ser uma opção benéfica para empreendedores do setor supermercadista?

Ao terceirizar sua frota de veículos, os supermercadistas podem contar com um serviço capaz de auxiliá-los com um dos seus principais gargalos: a gestão da frota de veículos e de seus condutores. Se o supermercado tiver, por exemplo, 50 condutores, é possível auxiliá-lo com todo esse controle e orientação da equipe, tirando a preocupação de ter uma área específica para esse treinamento. A partir do serviço de gestão, o supermercadista pode se despreocupar com os cuidados relacionados à manutenção dos veículos, das multas e sinistros, do abastecimento e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do próprio condutor. Esse monitoramento à distância pode ser feito por meio do portal do cliente da Unidas Frotas, vinculado a telemetria dos veículos.

A Unidas Frotas faz uma estimativa para as empresas que terceirizam veículos, de uma redução de custos de até 35%. Como é feito esse cálculo? O que ele leva em consideração?

Na Unidas Frotas, o cliente ou interessado na terceirização, pode contar com uma consultoria especializada, em que recebe um estudo econômico robusto, indicando o percentual de redução de custos, para que possa mensurar a economia ao aderir à modalidade. Este estudo contempla análises de qual é o melhor veículo que se encaixa na necessidade da empresa contratante, de acordo com o seu modelo de negócio.

Temos um cliente que reduziu 97% das multas de trânsito graves, e 50% no custo de manutenção corretiva utilizando as ferramentas de gestão. Outro dado interessante é que, em nossa frota interna, em 2017, reduzimos em 41% os custos com multas e sinistros também utilizando nossas ferramentas

Que tipos de veículos é possível terceirizar?

Podem ser locados caminhões leves para entrega a domicílio, como o VUC, ideal para distribuição urbana, e também caminhões ¾, toco, truck, até cavalos mecânicos com implementos para transporte rodoviário.

A Unidas Frotas também disponibiliza a locação de veículos leves, que podem servir para acesso entre mercado, lojas e fornecedores.

Para empresas que desejam inovar e promover sustentabilidade aos seus negócios, também podemos estudar a oferta de veículos elétricos, com alta tecnologia. Pode ser um investimento mais alto mas é mais sustentável e proporciona um melhor retorno a longo prazo.

O que o serviço de gestão contempla?

O serviço de gestão de frota da Unidas Frotas inclui todo o processo de administração profissional dos veículos e equipamentos de diversos tipos de operações. São duas modalidades de contrato, entre elas, somente a locação e locação com manutenção.

A companhia disponibiliza consultoria durante o processo, assessoria na elaboração ou revisão da Política de Frota; o controle das documentações e licenciamento; administração das multas, do seguro, dos pneus e sinistros; carros reserva em caso de acidente; além da renovação a cada término de contrato. O serviço também oferece capacitação e materiais de direção defensiva e boas práticas no trânsito.

O que é telemetria? Ela pode ajudar a fazer a gestão da minha frota?

Telemetria é uma solução tecnológica que capta dados de localização e utilização dos veículos. Ela auxilia a melhorar os controles da sua frota, otimizando a utilização de cada veículo, controlando os custos com combustível e dirigibilidade dos condutores, atuando de forma educativa.

Quem pode optar pela gestão de frota?

O serviço de gestão de frota pode ser contratado por empresas de todos os tipos e tamanhos de frota, incluindo pequenas e médias empresas, desde que os veículos sejam locados pela empresa terceirizadora. Para contratar o serviço, é preciso apenas ter um CNPJ. Além disso, o contrato de gestão pode durar entre 18 a 60 meses.

Acompanhe a Expo Supermercado Online

De 25, 26 e 27 de maio será realizada a próxima da Expo Supermercados Online – Feira de Negócios, Experiências e Inovações, que este ano será totalmente online. Acesse o link e acompanhe ao vivo. A Unidas Frotas patrocina o evento com o objetivo disseminar o conhecimento sobre a gestão de frota para supermercadistas de todo o país.

Para os micro, pequenos e médios supermercados prosperarem e crescerem, não é só preços baixos. É necessário informação! Mais do que nunca, esta necessidade é urgente. Estamos passando por um momento de crise mas também de oportunidade para quem estiver por dentro do que está acontecendo no setor”, destaca o organizador do evento Fabiano Polese.

Para ver a programação completa e se inscrever para o evento acesse: http://www.exposupermercados.com.br/

Conte com especialistas!

Há quase 50 anos, a Unidas Frotas oferece soluções completas para sua empresa, com terceirização e gestão de frotas. Oferecemos praticidade e comodidade, com transparência, excelência e qualidade em nossos serviços. Projetamos estratégias e prestamos consultoria de acordo com a necessidade de cada empreendimento, e para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender empresas de pequeno, médio e grande portes. Ficou interessado em contratar nosso serviço de gestão de frota? Entre em contato!

Acompanhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais.

Foto destaque: Shutterstock

Comente

Luciano Aparecido Meneguitte says

Excelente aplicação para o setor, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876