Qual comprar: como escolher o melhor carro para a frota da sua empresa?

novembro 12, 2018

Independente do porte ou segmento da sua empresa, bem provavelmente que você precise de uma frota de carros. E uma frota de carros não precisa ser necessariamente só aquele famoso furgão ou um utilitário, carros populares – como Gol ou Sandero – para a locomoção de equipes também fazem parte da frota de uma empresa, assim como carros para executivos.

Deste modo, a gestão de frota de carros se torna indispensável em uma empresa. Mas como vimos, existem inúmeros tipos de carro e assim fica difícil escolher qual o melhor para sua empresa. É importante comparar informações, como a finalidade do automóvel, para identificar qual tipo, linha e modelo se enquadra melhor nas suas necessidades.

E para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio, para otimizar seus processos e evitando desperdício de investimento, nos preparamos esse artigo com as principais dicas para escolher o automóvel ideal.

Os veículos serão usados para qual finalidade?

É importante verificar onde o veículo irá rodar. Se o veículo está sendo contratado para rodar apenas em estradas, por exemplo, deverá se atentar para a manutenção preventiva feita periodicamente num curto espaço de tempo; se o veículo irá rodar apenas na cidade e em centros urbanos, por sua vez, a manutenção preventiva pode ser feita mensalmente ou até uma vez a cada dois meses.

Em relação ao transporte cargueiro, essas questões também são importantes para averiguar quais características deverão ser levadas em consideração na hora da escolha do veículo. Se um veículo será usado para transportar geladeiras, por exemplo, é importante frisar para características relacionadas à logística, como o espaço interno e a segurança da acomodação. Caso o veículo seja responsável pelo transporte de discos de vinil, por sua vez, será importante investir em tecnologia anti-impacto, além de comportas apropriadas para o transporte dos produtos.

1. Os modelos utilitários

Um carro utilitário é aquele que pode transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo. Um exemplo clássico de carro utilitário é a Kombi, que foi muito usada durante a 2a Guerra Mundial para o transporte de mercadorias e de suprimentos, assim como de pessoas.

Os carros utilitários tendem a ser um pouco maiores do que os carros de passeio, mas não possuem extensão, como é o caso das carretas e dos caminhões. Esses veículos têm um bom desempenho no transporte de cargas leves e pesadas, além de conseguirem trafegar em estradas danificadas. Vale lembrar que, desde 2013, surgiram os utilitários leves e os utilitários esportivos, tendo funções mais específicas.

2. Os modelos populares

A característica principal de um carro popular é a motorização menor. Seu público-alvo está na classe trabalhadora, e ele serve principalmente para transportar pessoas, tendo um pequeno compartimento – o porta-malas – para cargas pequenas e eventualmente médias. Muitas empresas utilizam carros populares pela sua versatilidade. Um exemplo são as companhias telefônicas, que tornaram famosa a expressão “Uninho de firma”, pois, há alguns anos atrás, era muito comum encontrar os modelos Uno, da Fiat, com escadas e demais materiais nos racks ou suportes do carro.

A principal vantagem de um carro popular está obviamente em seu preço; é possível encontrar carros populares zero a partir de R$ 36 mil no mercado brasileiro atual. Entretanto, esses carros tendem a ser mais frágeis do que um carro executivo, por exemplo, e o custo-benefício pode acabar se comprometendo.

3. Os modelos executivos

O transporte executivo está mais ligado à vida corporativa e a situações atípicas do mundo executivo. Os carros executivos são conhecidos por serem mais eficientes, mais confortáveis (apresentando bancos de couro, ar condicionado, teto-solar, etc) e mais seguros do que os utilitários e os carros populares. Entretanto, a faixa de preço desses veículos (geralmente iniciando na casa dos R$70.000,00) não é acessível para grande parte da população.

Cuidado com veículos usados

Tenha cuidado para o barato não sair caro. Avalie minuciosamente o veículo que você está contratando, atentando para questões como o desgaste de peças, quilometragem, documentação, qualidade dos pneus e dos freios, assim como a calibragem e o desgaste da embreagem.

É importante, além de atentar para o estado do veículo, verificar o consumo médio do carro. Veículos mais antigos ou danificados tendem a gastar mais combustível por quilômetro rodado, enquanto veículos novos em bom estado gastam menos.

Ainda no âmbito da manutenção, deve-se atentar para a disponibilidade de peças do veículo em questão no mercado. Não vale a pena contratar um veículo que possua peças importadas ou difíceis de serem encontradas, por exemplo.

O benefício da terceirização de frotas

Obviamente, a escolha do veículo está completamente atrelada à economia de recursos de uma empresa. É por esta razão que a Ouro Verde terceiriza frotas para empresas que querem crescer e economizar recursos, uma vez que reconhecemos os benefícios dessa modalidade de locação de frota.

A terceirização permite a superação da burocracia, ao repassar toda a papelada e a contratação de serviços para a locadora; a economia de tempo e de dinheiro, com a manutenção preventiva tornando-se responsabilidade da locadora; e a valorização da segurança, realizando uma seleção rígida e um treinamento adequado para os motoristas, evitando eventuais contratempos.

Gostou do conteúdo? Então se inscreva em nossa newsletter e receba toda semana dicas e notícias de negócio que ajudaram a sua empresa a crescer.

A Ouro Verde está há  45 anos trazendo soluções completas para sua empresa, com a Terceirização de frotas. Oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo, projetando estratégias e prestando consultoria de acordo com a necessidade de cada empresa. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender às empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga no Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Artigos relacionados

Newsletter

Quer ficar por dentro das dicas de gestão de frota, logística, gestão estratégica e dicas de como otimizar seus processos reduzindo custos na sua empresa? Se inscreva na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos com dicas para o seu negócio.
parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

0800-600-6876 das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

envie sua
mensagem

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Bettega, 5700 - CIC
Curitiba / PR - 81350-000
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

+55 11 5098-8888
planejamentocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

+55 41 3094-7300
vendadeveiculos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

Venda de Caminhões e Equipamentos

+55 41 3094-7336
venda.equipamentos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876 (0800 600 OURO)

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
portaldocliente.ouroverde.net.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
eproc.ouroverde.net.br

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

0800 600 6876 Opção 3

Atendimento exclusivo para clientes de
locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das
13h às 17h20

Ou acesso pelo:
centrodemonitoramento@ouroverde.net.br