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Problemas em fazer a logística da sua empresa?

outubro 16, 2018

Empresas pequenas, médias ou grandes. Independentemente da natureza do negócio, a logística é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e o alcance de metas de um estabelecimento. Assim como a gestão estratégica de custos (GEC), tema abordado no nosso artigo anterior, o planejamento logístico de um estabelecimento está diretamente ligado às questões de destaque no âmbito da concorrência entre empresas. Na contemporaneidade, a logística e o seu planejamento representam uma estratégia complexa, inteligente e essencial para que uma empresa se torne bem-sucedida no mercado. Vale a pena lembrar que a logística geralmente está atrelada à gestão de transportes.

Qual a importância da logística na sua empresa?

A logística, basicamente, é um conjunto de técnicas voltada para a distribuição de produtos, o que engloba desde a produção até a circulação (logística de distribuição) para o consumidor final, assim como a armazenagem (aqui, pode-se citar o controle de combustível, no âmbito da gestão de frotas). Com a “estadunização” e a globalização das indústrias a partir do século XX, a logística tornou-se uma das peças centrais das organizações, sendo responsável por gerir diversos processos internos; é comum que grandes empresas possuam departamentos focados exclusivamente na questão da logística (entretanto, os profissionais capacitados em logística são muito raros, o que implica numa supervalorização desse mercado capacitante). O objetivo primordial do planejamento logístico é evitar o desperdício, o que acaba por ter um grande impacto no faturamento e na gestão da empresa em si.

Problemas com atrasos

Mas, obviamente, alguns problemas internos e externos a empresa podem afetar diretamente a logística. Um dos principais problemas é o atraso na entrega de mercadorias; estima-se que todos os caminhos de transporte brasileiros (malha rodoviária, ferroviária, portuária, aérea, etc) possuem índice de qualidade abaixo da média. A entrega de produtos com atraso gera um grande desconforto para o cliente, que pode acabar optando pela concorrência ou abrir reclamações no meio online.

Uma dica para evitar o atraso da entrega é o monitoramento do processo de entrega, desde o momento em que o pedido sai do local de origem até o delivery final, permitindo dessa forma que possíveis problemas sejam interceptados em tempo real e eventualmente sanados sem que danos aconteçam.

Danos em produtos durante o transporte

Um outro problema muito citado na questão da logística é a entrega de produtos que sofreram algum dano durante o transporte; para o cliente, isso pode vir a significar despreocupação e desleixo com os produtos transportados. Uma possível saída para essas avarias é a acomodação das mercadorias de forma apropriada, usando materiais anti-impacto que possam evitar quaisquer danos ou desgastes aos produtos. Eventuais problemas relacionados ao transporte podem ser sanados de maneira semelhante.

Como solucionar problemas com a logística da sua empresa?

Agilidade dos processos

Caso você esteja enfrentando dificuldades com a logística de sua empresa, existem diversas dicas de ouro para auxílio no planejamento logístico. Primeiramente, é importante entender a necessidade e os benefícios da logística para a empresa; é preciso acreditar nessa ferramenta tão essencial.

Logo em seguida, é importante privilegiar a agilidade dos processos, usando ferramentas de controle e de monitoramento (conforme explicitado anteriormente, o uso de códigos de rastreamento e de código de barra para monitoração em tempo real são saídas para se pensar), associada ao controle do processo de produção como um todo.

Outra solução para otimizar os processos na sua empresa é terceirizar serviços que gerem grande despesa. Um ótimo exemplo é a terceirização da frota. Com esse serviço, sua empresa não precisa mais se preocupar em gastar com financiamento de veículos, manutenção, combustível, equipe e etc., pois migrarão de uma despesa variável para um investimento fixo.  

Gestão do Estoque

É importante também atentar para a gestão do estoque, promovendo um balanço na quantidade de mercadorias disponíveis – nem muito, nem pouco. A gestão do estoque está diretamente ligada às previsões de demanda, que devem ser calculadas minuciosamente para evitar desperdícios.  

Transparência

A transparência com os fornecedores e com os clientes também é um atributo importante para o planejamento logístico. Caso um prazo não vá ser cumprido, por exemplo, é necessário avisar com antecedência, de forma que a confiança na empresa não seja perdida – o respeito ao prazo, inclusive, é mais uma das características de empresas que implementaram a logística de forma bem-sucedida.

Comunicação

Outra estratégia-chave do planejamento logístico é a comunicação, usando softwares de comunicação integrada entre os setores responsáveis pela distribuição dos produtos. Seguindo algumas das etapas apresentadas nesse artigo, espera-se uma logística de excelência.  

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