O que é planejamento estratégico e qual a importância dele para minha empresa?

agosto 1, 2018

Para quem busca ver o sucesso da sua empresa, o planejamento estratégico tornou-se indispensável. Uma importante ferramenta gerencial, o planejamento estratégico conta, principalmente, com os objetivos de negócio e as estratégias para alcançá-los.

Existem inúmeras formas de alcançar o sucesso do seu negócio e 99% dessas alternativas dependem exclusivamente da sorte. Apenas com um bom planejamento estratégico é possível definir e alcançar todos os objetivos estipulados pela organização.

E para alcançar esses objetivos, existe um caminho. De forma geral, você deve, antes de tudo, conhecer os processos e atuações da empresa, para então, identificar de forma adequada como a empresa deseja alcançar esses objetivos. A partir daí, é necessário estabelecer as metas e um cronograma. E por fim, deve-se estabelecer como a empresa alcançará seus objetivos – o método.

Mas por que o planejamento estratégico é tão importante para o meu negócio?

É possível planejar uma viagem sem saber o destino? A chance de uma viagem dar errado é alta quando não se sabe onde quer chegar. Em contrapartida, não adianta de nada saber onde se quer chegar, mas não planejar o trajeto.

O planejamento estratégico funciona justamente como um plano de viagem, descrevendo onde a empresa quer chegar e qual caminho ela percorrerá para alcançar o destino. A sua importância para a organização é determinada pelo impacto que ela exerce sobre os demais planos de ação da empresa. Podemos até dizer que o planejamento-mor da empresa.

Além de oferecer uma orientação estratégica global para a empresa, o planejamento estratégico dá uma direção específica para diversas áreas, como para o setor financeiro, de marketing, recursos humanos, logística, entre outros.

E todos esses outros planejamentos devem ser guiados pelo planejamento estratégico. O planejamento logístico da sua empresa, por exemplo, deve ser um complemento do planejamento geral. Caso a estratégia logística da sua empresa difunda do objetivo geral da organização, os objetivos não serão alcançados e sua empresa sairá no prejuízo, pois estará gastando recursos sem nenhum propósito.

Como montar um planejamento estratégico eficiente?

Existem alguns aspectos fundamentais a serem considerados na hora de montar um planejamento estratégico para o seu negócio. Confira alguns:

Reúna sua equipe de gestores

Cada gestor sabe exatamente o que acontece no seu setor, as necessidade e desafios enfrentados no dia a dia. Por isso, é importante definir o planejamento estratégico da sua empresa levando em consideração as opiniões e conselhos de quem está ativo na área.

Analise o seu cenário

Os gestores deverão se preocupar em levantar os pontos altos e baixos da empresa, de forma a identificar onde o estabelecimento está inserido na sua área de mercado. Os planejadores buscarão, portanto, quais são os fatores internos e externos que têm impacto na realidade da empresa. O objetivo primordial desta etapa é compreender, com a maior clareza possível, em que contexto a empresa está inserida.

Dentro da análise do cenário, está a análise macroambiental, que visa identificar ameaças de mercado e oportunidades em potencial para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Para executar uma análise macroambiental, deve-se levantar questões referentes às forças econômicas, tecnológicas, sociais e político-legais da empresa.

Junte informações

O próximo passo é reunir o máximo de informações relevantes que possam servir como base para definir a estratégia. Analise o desempenho do ano anterior, as oportunidades perdidas, as movimentações do mercado, da concorrência, a produtividade da sua equipe e seus custos, principalmente o ROI (Retorno sobre investimento).

É importante identificar onde e como os recursos da empresa estão sendo gastos e se eles estão retornando para a empresa. Caso você esteja mais gastando do que ganhando dinheiro, está na hora de fazer uma check up no seu negócio.  

Um setor, por exemplo, que tende a ter um ROI baixo é o de logística, pois o custo com frotas é sempre variável – depende do preço do combustível, pedágio, manutenção do carro, etc.

Identifique os valores ideológicos e as filosofias da sua empresa

É importante saber identificar com precisão quais são os valores que regem a empresa; isto é, as filosofias de ação que cotidianamente estão aplicadas nas tomadas de decisão, na gestão de crise e nos processos em geral. O estabelecimento desse propósito é essencial para saber ler e compreender a matriz empresarial, de forma a alcançar metas e eventualmente economizar recursos e otimizar processos.

O processo de assimilar os valores ideológicos de uma empresa está completamente atrelada a missão e a busca de objetivos/metas. Para exemplificar, pergunte-se: qual é a visão da sua empresa? Quais os valores que regem as atitudes dos seus integrantes na tomada de decisões? E qual é a sua missão primordial?

Atente-se ao comportamento do seu público-alvo

O mercado está em constante mutação, o seu público também. Os anseios, necessidades, objetivos e padrões de consumo e comportamento do público estão sempre sendo reinventados e/ou influenciados.  

Então, é preciso estar sempre atento a essas mudanças, principalmente com o que sua empresa está fazendo que está dando certo – trazendo novos clientes – e o que não está trazendo bons resultados. Corrija as falhas e invista no que está dando certo.

Defina metas claras e métricas para avaliar os resultados

As metas e objetivos devem ser claras e alcançáveis, com seus prazos bem definidos. É importante ter em mente como, quando e o que você fará para alcançar os resultados estipulados.

Explore suas potencialidades

Através da análise das métricas e resultados, identifique quais são os principais diferenciais da sua empresa e invista seus esforços nele.

Por exemplo, a sua empresa tem um time de vendas pequeno e que vem apresentando bons resultados mesmo com poucos recursos. Por que não investir mais nesse setor, ampliando o time e disponibilizando mais recursos? Se você tem gastado muito com outro setor, como o de logística, e obtido pouco retorno, talvez esteja na hora de reconsiderar seus esforços.

Organize e coloque em prática

Definido o planejamento estratégico da sua empresa, está na hora de transformá-lo em planos de ação para cada setor.

Então de maneira geral, o planejamento estratégico funciona como uma mapa norteador para a empresa, mostrando como ela deve agir para obter os resultados esperados. É importante lembrar que ele não funciona apenas como uma ferramenta de controle ou supervisão, mas também de decisão.

Gostou do conteúdo? Então se inscreva em nossa newsletter e receba toda semana dicas e notícias de negócio que ajudaram a sua empresa a crescer.

A Ouro Verde está há  45 anos trazendo soluções completas para sua empresa, com a Terceirização de frotas. Oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo, projetando estratégias e prestando consultoria de acordo com a necessidade de cada empresa. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender às empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga no Facebook e Linkedin.

 

Uma resposta para “O que é planejamento estratégico e qual a importância dele para minha empresa?”

  1. No Brasil temos que planejar criando várias estrategias e pontos de fuga , pois os senarios estão em constante mutaçao e incertezas !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1

Artigos relacionados

Newsletter

Quer ficar por dentro das dicas de gestão de frota, logística, gestão estratégica e dicas de como otimizar seus processos reduzindo custos na sua empresa? Se inscreva na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos com dicas para o seu negócio.
parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

Para Sinistro e Reserva das 08h às 18h;
Para Manutenções 07h às 19:20h;
Para Guinchos 24h.

atendimento ao cliente
0800 600 6876

envie sua
mensagem

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Bettega, 5700 - CIC
Curitiba / PR - 81350-000
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

+55 11 5098-8888
planejamentocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

+55 41 3094-7300
vendadeveiculos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

Venda de Caminhões e Equipamentos

+55 41 3094-7336
venda.equipamentos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876 (0800 600 OURO)

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
portaldocliente.ouroverde.net.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
eproc.ouroverde.net.br

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

0800 600 6876 Opção 3

Atendimento exclusivo para clientes de
locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das
13h às 17h20

Ou acesso pelo:
centrodemonitoramento@ouroverde.net.br