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Como organizar uma logística de transporte para o seu negócio?

novembro 7, 2018

Para se manter sempre competitivo no mercado, é preciso estar sempre buscando inovação e formas de aumentar a eficiência, sempre buscando a satisfação do cliente. É importante ter na cabeça que o comportamento dos consumidores mudaram, graças a globalização, tecnologias e a internet. Portanto, as empresas que têm esta concepção, conseguem se reinventar e desenvolver novas técnicas para surpreender, conquistar e fidelizar clientes, que é o objetivo de toda empresa – ou pelo menos deveria ser.

E nesse cenário, uma gestão logística eficaz faz toda a diferença para a empresa. Conseguir atingir um bom gerenciamento dos processos de cadeia de suprimentos, alinhado ao gerenciamento estratégico da empresa, faz com que as operações da empresa sejam mais produtivas, além de flexíveis e ágeis.

Deste modo, uma logística eficiente é peça-chave para o sucesso de qualquer empresa. E se você busca o sucesso da sua organização, precisa ficar atento quanto a logística do mesmo. Por isso criamos esse artigo, para te ajudar a criar um setor logístico eficiente e, consequentemente, trilhar sua empresa no caminho do sucesso.

Qual a importância de ter um planejamento logístico?

Imagine que sua empresa venda um produto X que tenha uma excelente qualidade, atrelado a um bom preço, se comparado aos concorrentes. E por essas características o seu cliente decide comprar o seu produto. Porém, não há mercadoria a pronta entrega. Isso pode decepcionar o cliente, mas devido a sua extrema qualidade e preço o cliente resolve fazer a compra mesmo assim e aguardar alguns dias.

Contudo, a entrega atrasa, mas como já comprou, o cliente resolve esperar um pouco mais, desapontado, claro. Quando o produto chega – fora do prazo -, ele abre a embalagem e descobre que o produto foi danificado. Bem provavelmente, esse cliente ficará furioso, pedindo reembolso do produto. E não adianta o vendedor ter um bom poder de argumentação, o cliente já não quer mais nada da empresa e você acabou de perder um cliente.

E por mais incrível que pareça, esse tipo de situação é muito comum em empresas que dedicam muitos recursos em vender, mas esquecem de também encantar os clientes. E perder um cliente não significa que é apenas um produto não vendido. Perder um cliente é criar propaganda negativa para a marca, que dependendo da proporção de alcance, pode ser um grande prejuízo para a empresa.

E nenhuma empresa quer perder a credibilidade no mercado, perder clientes, e muito menos perder dinheiro. Por essa razão, é fundamental que sua empresa faça um planejamento logístico. Como? Continue lendo que vamos te mostrar como fazer um planejamento logístico eficiente no seu negócio:

Como estruturar a logística da empresa?

Uma boa estrutura logística de transporte deve promover um fluxo bem organizado, com o intuito de sempre entregar com o máximo de eficiência os produtos ou serviços aos clientes finais.

Então, uma logística eficiente não envolve apenas o entregador final, mas passa também por fornecedores e a gestão de estoque. Por isso, a decisão de gestores de logística podem afetar diretamente as operações da empresa. Confira como organizar uma boa logística de transporte:

1. Conheça seus clientes

Primeiramente, é preciso obter o máximo de informação sobre os clientes. Procure levantar dados e descobrir pontos como:

  • Quais regiões concentram maior número de pedidos;
  • Qual o volume de vendas e ticket médio;
  • Quais equipamentos mecânicos são necessários para o manuseio da carga;
  • Quais são as condições de venda e prazos mais requisitadas;
  • Há restrições em relação ao tempo de entrega (período do dia ou dia da semana).

Essas e outras informações podem afetar diretamente a forma como a logística da empresa será configurada e quais estratégias serão traçadas para conferir a máxima eficiência.

2. Considere as características do produto

Aspectos específicos do produto também são decisivos na hora de montar uma estrutura de distribuição. Além de forma, peso e volume, é muito importante considerar os aspectos de fragilidade e validade (em perecíveis).

3. Defina a localização do estoque

Um armazém próximo ao local de produção e venda facilita a comunicação interna da empresa, além de permitir um posicionamento mais forte no mercado, com um acompanhamento mais de perto quanto as tendências de consumo.

Outro ponto importante é decidir qual o modelo de estoque será aplicado: estoques próprio, compartilhado, alugado ou terceirizado. A escolha do tipo depende muito do tamanho da empresa. É importante lembrar que um estoque próprio aumenta as chances da empresa ter um maior controle sobre o fluxo de mercadorias.

4. Gestão de Transporte

Essa é a etapa que irá garantir as movimentações e entregas de materiais com segurança, em boas condições e de forma rápida. E além da satisfação do cliente final, a gestão de transporte pode interferir no preço do produto, logo, no resultado da empresa.

Por isso, é preciso de muito cuidado com a administração de frota e veículos. Atente-se a informações sobre:

  • Manutenção dos veículos;
  • Consumo de combustível;
  • Otimização de percursos;
  • Monitoramento do trabalho do motorista e das equipes que realizam a carga e descarga de mercadorias;
  • Emissão de documentos fiscais básicos.

Essa é, sem dúvidas, um das etapas mais complexas do sistema logístico. E como possuir uma frota própria é inviável para algumas empresas, devido o alto custo, é comum no mercado que organizações adotem os serviços de terceirização e gerenciamento de frotas.

Mas é importante realizar uma boa pesquisa para encontrar empresas que auxiliam o crescimento do seu negócio, afinal, qualquer problema de percurso durante o translado das mercadorias e que afete o cliente, é de inteira responsabilidade da empresa de terceirização escolhida.

5. Opte por uma frota logística própria ou contratada

Como falamos acima, nem toda empresa tem condições de ter uma frota própria, e por isso, a terceirização surge como uma excelente opção. É preciso estudar o funcionamento da empresa, como o volume de vendas e de produtos, a capacidade de entrega e os custos por entrega para escolher a melhor solução para o seu negócio.

Em razão da alta complexidade das operações logísticas e o alto custo para montar uma frota própria (comprar veículos, documentação, contratar equipe, treinar equipe, controle de combustível, etc…), é comum que muitas empresas optem pela terceirização, ganhando mais eficiência no processo, em função da maior experiência e domínio das etapas logísticas que as terceirizadoras possuem.  

E para encontrar a melhor empresa para montar uma gestão logística eficiente, permanece a primícia da confiança. Busque por recomendações, referências, políticas de qualidade, cases e clientes. Com uma boa pesquisa você encontrará a empresa perfeita para o seu negócio. Afinal, o objetivo final é a satisfação do cliente, recebendo seu produto entregue no prazo e com todo cuidado. Isso aumentará a satisfação dele e estreitará a sua relação com a marca.

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