O que é gestão estratégica de custos?

outubro 10, 2018

Você já pensou em usar os custos da sua empresa como planejamento para a tomada de decisões? A gestão estratégica de custos, também conhecida como GEC, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de empresas. Uma estratégia inteligente que surge com o desenvolvimento tecnológico, ela estava inicialmente focada na redução de custos, de forma a reduzir o preço dos produtos e consequentemente destacar a empresa no âmbito da competitividade; em seguida, ela passa a avaliar com precisão qual o valor de custo de produtos e serviços. A prática da gestão estratégica de custos visa, portanto, administrar a gestão de despesas e a gestão financeira de uma empresa, estando focada em todas as etapas do consumo, desde a melhoria interna da empresa até a satisfação do consumidor final.

A gestão estratégica de custos está diretamente relacionada a vantagem competitiva no âmbito de empresas que competem entre si, além de englobar a organização das empresas. Para Souza e Clemente, a gestão estratégica de custos surge quando “um sistema de informação de custos que auxilie o processo de formulação e avaliação de estratégias” está presente. A GEC está preocupada com coisas além do custo como número, como a análise de cadeia de valores, o posicionamento estratégico da empresa, etc., diferenciando-se da típica gestão de custos que sempre foi uma preocupação das empresas no passado.  

Analisar os custos e suas variáveis é uma das preocupações da gestão estratégica de custos, de forma a tomar decisões para gerar a melhor conclusão possível para o cliente. A GEC, além disso, preocupa-se com objetos externos à empresa, indo além dos limites internos do estabelecimento, analisando o contexto de maneira ampla. Dessa forma, essa estratégia visa analisar os custos da produção desde o início da cadeia de produção, sendo essencial na tomada de decisões e na escolha do rumo em que a empresa irá seguir dadas situações específicas.

A GEC inicia-se com o departamento contábil da empresa. Levanta-se os dados dos custos da empresa (conforme explicitado anteriormente, esses dados devem ser levantados de maneira profunda, e não apenas de forma interna à empresa) e aplica-se esse conhecimento no planejamento estratégico, identificando onde essa empresa se situa no contexto mercadológico. Aqui, explicita-se a preocupação com a gestão de despesas, através das análises de custo.

Cita-se os conceitos de custeio por absorção e de custeio variável, presentes nas variáveis da GEC. O custeio por absorção consiste em considerar todos os gastos na fabricação de um produto; por exemplo, na fabricação de cadernos, seria considerado desde os custos com a extração do papel até os custos com a impressão da capa. Os produtos absorvem todos os custos que foram gastos durante a sua fabricação, desde a matéria-prima até os custos de aluguel e de mão de obra.

No custeio variável, como o nome já diz, considera-se apenas os custos variáveis, variando de acordo com o volume e a quantidade produzidos; ou seja, os valores dependem diretamente do volume produzido. Dentro da gestão estratégica de custos, o custeio por absorção oferece os subsídios para a tomada de decisões gerenciais, enquanto o custeio variável permite verificar-se a margem de lucro com maior precisão. Aqui, a mercadoria só recebe o custo pelo que ela é responsável, sem levar em consideração os custos fixos.

A gestão estratégica de custos é um conceito complexo, que refere-se principalmente à competitividade entre empresas; a competitividade fez-se por exigir uma gestão estratégica de custos. A eficácia de sua implementação depende diretamente da maneira com que a GEC será implantada em determinada empresa. A GEC representa uma simbiose entre a análise de custos aprofundada e o processo de gestão da empresa em sua totalidade, de forma a aplicar as conclusões extraídas num planejamento que, por sua vez, visa a gestão da qualidade.

Gostou do conteúdo? Então se inscreva em nossa newsletter e receba toda semana dicas e notícias de negócio que ajudaram a sua empresa a crescer.

A Ouro Verde está há  45 anos trazendo soluções completas para sua empresa, com a Terceirização de frotas. Oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo, projetando estratégias e prestando consultoria de acordo com a necessidade de cada empresa. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender às empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga no Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Artigos relacionados

Newsletter

Quer ficar por dentro das dicas de gestão de frota, logística, gestão estratégica e dicas de como otimizar seus processos reduzindo custos na sua empresa? Se inscreva na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos com dicas para o seu negócio.
parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

Para Sinistro e Reserva das 08h às 18h;
Para Manutenções 07h às 19:20h;
Para Guinchos 24h.

atendimento ao cliente
0800 600 6876

envie sua
mensagem

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Bettega, 5700 - CIC
Curitiba / PR - 81350-000
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

+55 11 5098-8888
planejamentocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

+55 41 3094-7300
vendadeveiculos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

Venda de Caminhões e Equipamentos

+55 41 3094-7336
venda.equipamentos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876 (0800 600 OURO)

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
portaldocliente.ouroverde.net.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
eproc.ouroverde.net.br

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

0800 600 6876 Opção 3

Atendimento exclusivo para clientes de
locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das
13h às 17h20

Ou acesso pelo:
centrodemonitoramento@ouroverde.net.br