O que é melhor: vale mais a pena locar ou financiar veículos para a frota da sua empresa?

November 20, 2018

Muitas empresas que trabalham com frotas passam pela indagação: financiar ou alugar? É comum que grandes empresas passem por essa avaliação, no intuito de optarem pela opção de maior custo-benefício para seu estabelecimento. No artigo de hoje, vamos avaliar as vantagens e desvantagens entre alugar e financiar veículos para sua frota.

O financiamento

O financiamento ainda é uma modalidade bastante procurada para a aquisição de veículos. Apesar de ter um valor mais alto do que o aluguel, o carro é seu, não devendo nada para uma locadora, por exemplo.

O financiamento pode levar anos para ser concluído, o que implicará no desgaste e no envelhecimento dos veículos enquanto a dívida ainda não foi sanada. No fim do financiamento, os veículos já estarão danificados e não servirão mais para uso na frota. Vale lembrar que, em alguns casos, os gestores das empresas podem acabar usando incentivos ou empréstimos para quitar o financiamento, o que pode se tornar um problema futuro para a empresa.

A locação

O aluguel de veículos é uma modalidade menos procurada no Brasil. Geralmente, o aluguel é feito por turistas que estão em viagem pelo país, ou por empresas que tenham alguma situação mais pontual para ser resolvida. Entretanto, o aluguel de veículos está crescendo como uma tendência, por ser mais barato que o financiamento. O aluguel começa em torno de R$1.200,00 por mês e quanto maior o tempo de contratação, menor a mensalidade.

Uma grande vantagem do aluguel do carro é que o licenciamento e o emplacamento são responsabilidade da locadora. A manutenção preventiva, assim como a assistência técnica, também são de responsabilidade da locadora, e não da empresa que está contratando o veículo. Além disso, excluem-se as preocupações com impostos, IPVA e carro reserva (dependendo da locadora).

E afinal, vale mais a pena comprar ou locar?

Conclui-se que a escolha entre locar e comprar depende muito da necessidade da empresa em questão. Se você procura por um serviço rápido, prático e econômico, sem precisar se preocupar com questões mais burocráticas, a locação de veículos é a opção perfeita. Já se você busca uma opção mais tradicional, com a certeza de que o carro é seu (sem intermediários), a vantagem está no financiamento.

Gostou do conteúdo? Então se inscreva em nossa newsletter e receba toda semana dicas e notícias de negócio que ajudaram a sua empresa a crescer.

A Ouro Verde está há  45 anos trazendo soluções completas para sua empresa, com a Terceirização de frotas. Oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo, projetando estratégias e prestando consultoria de acordo com a necessidade de cada empresa. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender às empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga no Facebook e Linkedin.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

0

Artigos relacionados

Newsletter

Quer ficar por dentro das dicas de gestão de frota, logística, gestão estratégica e dicas de como otimizar seus processos reduzindo custos na sua empresa? Se inscreva na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos com dicas para o seu negócio.
parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

0800-600-6876 das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

envie sua
mensagem

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Bettega, 5700 - CIC
Curitiba / PR - 81350-000
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

+55 11 5098-8888
planejamentocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

+55 41 3094-7300
vendadeveiculos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

Venda de Caminhões e Equipamentos

+55 41 3094-7336
venda.equipamentos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876 (0800 600 OURO)

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
portaldocliente.ouroverde.net.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
eproc.ouroverde.net.br

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

0800 600 6876 Opção 3

Atendimento exclusivo para clientes de
locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das
13h às 17h20

Ou acesso pelo:
centrodemonitoramento@ouroverde.net.br