financiar-ou-alugar

Como reduzir gastos na sua empresa: financiar veículos ou alugar carros para a frota da sua empresa?

December 11, 2018

É comum que empresas que trabalham com frotas passem pela seguinte indagação: financiar veículos ou alugar carros? Sempre com a otimização de recursos e a redução de custos em mente, vamos explorar um pouquinho sobre os benefícios e os prejuízos de cada uma dessas duas modalidades, de forma que você escolha a melhor opção para sua empresa.

Financiar carros

Quando você financia sua própria frota, todos os processos ficam centralizados nas mãos da empresa. O carro é da empresa, e isto gera maior responsabilidade dos gestores, uma vez que não existem intermediários na gestão de frotas.

O gestor responsável pela compra dos carros para a frota, precisa se preocupar com aspectos como consumo de combustível do automóvel, manutenção, benefícios do veículo (direção elétrica, ar-condicionado, etc.) e outros, tudo para escolher o carro com melhor custo benefício. Neste momento, é importante ter bem definido para qual utilidade será o veículo: transportar produtos (alimentos, bebidas, roupas, etc…), pessoas, para serviços (telefonia, por exemplo) ou mesmo para o transporte dos gestores e diretores.

Em relação aos prejuízos do financiamento de veículos, cita-se principalmente o desgaste dos veículos. Se os caminhões e carros forem trafegar nas estradas brasileiras (muitas que encontram-se em péssimas condições), os veículos irão rapidamente sofrer desgastes, principalmente no que se diz respeito aos pneus e à embreagem.

Esses desgastes, além de serem de total responsabilidade da empresa que comprou os veículos, estarão acontecendo enquanto o financiamento ainda está ativo. Ou seja, quando a dívida for sanada, os veículos já estarão danificados e longevos, o que baixa muito o valor de revenda do automóvel e possivelmente já estará em tempo de comprar uma nova frota.

Alugar carros para sua frota

Alugar, por sua vez, ainda é uma modalidade pouco procurada no Brasil, mas que está se tornando uma tendência devido aos seus benefícios relacionados à otimização de recursos. Além de mais barato, o aluguel é mais vantajoso que o financiamento em inúmeros aspectos.

O principal benefício do aluguel é que o emplacamento, o licenciamento e algumas outras questões mais burocráticas ficam a cargo da locadora. A manutenção preventiva do veículo, além disso, que é um grande gasto para quem tem uma frota própria, também é de responsabilidade da locadora de veículos.

Isso tudo só contribui para o aumento de confiança na frota, já que terá quem cuide dela, deixando os gestores mais abertos e seguros para tomar outras decisões importantes para a empresa. Ou seja, os posicionando para funções mais estratégicas em prol do crescimento da organização. E depois de um tempo, quando for necessário renovar a frota, a dor de cabeça em revender os carros não será da empresa locatária.

E agora? Financiar ou alugar?

A resposta é: depende. Se você quer ter veículos próprios para a empresa, para modificá-los da forma que bem entender, o financiamento de veículos é a melhor opção para você. Se, por outro lado, a sua empresa tem questões mais pontuais para serem sanadas e está visando a otimização de recursos, o aluguel de veículos mostra-se como uma opção mais valorosa.

A Ouro Verde está há  45 anos trazendo soluções completas para sua empresa, com a Terceirização de frotas. Oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo, projetando estratégias e prestando consultoria de acordo com a necessidade de cada empresa. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender às empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga no Facebook e Linkedin.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

0

Artigos relacionados

Newsletter

Quer ficar por dentro das dicas de gestão de frota, logística, gestão estratégica e dicas de como otimizar seus processos reduzindo custos na sua empresa? Se inscreva na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos com dicas para o seu negócio.
parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

0800-600-6876 das 08h as 18h
e Assistência 24h

atendimento ao cliente
0800 600 6876

envie sua
mensagem

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Bettega, 5700 - CIC
Curitiba / PR - 81350-000
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

+55 11 5098-8888
planejamentocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

+55 41 3094-7300
vendadeveiculos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

Venda de Caminhões e Equipamentos

+55 41 3094-7336
venda.equipamentos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876 (0800 600 OURO)

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
portaldocliente.ouroverde.net.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
eproc.ouroverde.net.br

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

0800 600 6876 Opção 3

Atendimento exclusivo para clientes de
locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das
13h às 17h20

Ou acesso pelo:
centrodemonitoramento@ouroverde.net.br