Economize recursos na sua empresa

outubro 23, 2018

Trabalhar com frotas não é uma experiência superficial. Gestão, planejamento, transporte, distribuição… são diversas as etapas e as preocupações que a empresa tem ao administrar essa modalidade. Com o estreitamento das relações interpessoais causado pela globalização da economia, a demanda está cada vez maior, assim como a responsabilidade desse setor departamental.

Com a crise econômica pela qual o país está passando, surgiu-se a necessidade de estudar estratégias e planejamentos logísticos que enxuguem gastos e eventualmente evitem contratempos no âmbito da empresa. Mas você sabe, de fato, como economizar e otimizar recursos com o seu negócio de frotas?

Nos nossos artigos anteriores, abordamos dois temas muito importantes que refletem diretamente a economia de recursos no âmbito empresarial: a gestão estratégica de custos e a logística.

A gestão estratégica de custos

A gestão estratégica de custos, também conhecida como GEC, nada mais é do que o ato de extrair do planejamento logístico algumas informações chave para a tomada de decisões dentro da empresa. A GEC está diretamente relacionada a competitividade entre as empresas, uma vez que muitas buscam essa ferramenta como forma de se destacar.

Vale ressaltar que a eficácia da GEC depende da maneira como essa ferramenta será aplicada. É importante que a empresa conheça seus valores e treine os membros de sua equipe, de modo a mapear o terreno para implementação desse conceito complexo e trabalhoso.

A logística

Assim como a gestão estratégica de custos, o planejamento logístico também está situado no âmbito da competitividade entre empresas. Independentemente da natureza do negócio, seja uma empresa de porte pequeno, médio ou grande, a logística se apresenta como uma ferramenta estratégica de muita importância, estando atrelada diretamente à gestão de frotas.

A logística basicamente é um conjunto de técnicas voltados para a distribuição de produtos. Diferindo-se de algumas iniciativas semelhantes, a logística preocupa-se com o processo em sua totalidade, desde a transformação da matéria-prima em produto até sua circulação final em mercados. Seu objetivo primordial é a economia e evitar desperdícios para a empresa.

Otimizando recursos com a Terceirização de Frotas

Com o domínio da gestão estratégica de custos, ao adquirir poder do planejamento e tornando-se capaz de extrair informações preciosas deste, e da logística, enxergando a distribuição de produtos de maneira sistêmica, é possível tomar atitudes que visem a otimização de recursos para a empresa com maior clareza.

Uma indicação válida para a otimização de recursos é a Terceirização das Frotas da sua empresa.

Um dos benefícios em ter uma frota terceirizada na sua empresa é a manutenção preventiva dos veículos. Essa manutenção deve ser realizada periodicamente, num espaço curto de tempo, para sanar e até mesmo eventualmente prever problemas que possam vir a ocorrer com o caminhão. É importante lembrar que, caso a frota seja própria e não terceirizada, a manutenção deverá ser feita através do próprio capital da empresa.

Outra saída para a otimização de recursos está diretamente atrás do volante, nas mãos dos motoristas. É importante certificar-se de que esse motorista vibra na mesma energia da empresa; muitos acidentes acontecem quando o profissional está fatigado ou sob o uso de entorpecentes.

O motorista, além disso, deve ter conhecimento pleno das leis de trânsito, a fim de evitar acidentes e multas, assim como deve saber manusear o veículo de maneira cautelosa, de forma que danos não sejam recorrentes aos pneus, a embreagem e ao motor. As terceirizadoras de frotas oferecem motoristas bem treinados no âmbito dos tópicos abordados ou oferece treinamento e preparo para as empresas que já contam com uma equipe de motoristas.

A otimização de rotas também deve ser uma preocupação da empresa. Além da economia de gastos com pedágio e com combustível, a precariedade das estradas também deve ser levada em consideração, uma vez que isso possui relação direta com os desgastes do veículo e de suas peças. É comum que locadores de frotas terceirizadas possuam softwares de controle de combustível, assim como seus veículos possuam aparelhos GPS que auxiliam na otimização de rotas.

Através dos três exemplos citados acima, nota-se que a terceirização de frotas é uma alternativa interessante para economizar recursos no ambiente empresarial. A locadora da frota terceirizada garante diversos benefícios ao gestor de frotas, otimizando seu tempo e oferecendo relatórios de performance do motorista, do veículo e da frota em geral para uma melhor tomada de decisões, e assim, melhores resultados para a empresa. 

A terceirização, portanto, mostra-se como uma opção mais completa e mais fácil de ser gerida pela empresa, livre de burocracia e evitando eventuais contratempos, além de reduzir em até 35% dos custos no setor, em alguns casos.

A Ouro Verde está há  45 anos trazendo soluções completas para sua empresa, com a Terceirização de frotas. Oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo, projetando estratégias e prestando consultoria de acordo com a necessidade de cada empresa. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender às empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga no Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Artigos relacionados

Newsletter

Quer ficar por dentro das dicas de gestão de frota, logística, gestão estratégica e dicas de como otimizar seus processos reduzindo custos na sua empresa? Se inscreva na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos com dicas para o seu negócio.
parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

Para Sinistro e Reserva das 08h às 18h;
Para Manutenções 07h às 19:20h;
Para Guinchos 24h.

atendimento ao cliente
0800 600 6876

envie sua
mensagem

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Bettega, 5700 - CIC
Curitiba / PR - 81350-000
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

+55 11 5098-8888
planejamentocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

+55 41 3094-7300
vendadeveiculos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

Venda de Caminhões e Equipamentos

+55 41 3094-7336
venda.equipamentos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876 (0800 600 OURO)

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
portaldocliente.ouroverde.net.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
eproc.ouroverde.net.br

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

0800 600 6876 Opção 3

Atendimento exclusivo para clientes de
locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das
13h às 17h20

Ou acesso pelo:
centrodemonitoramento@ouroverde.net.br