Como otimizar recursos com a gestão da sua frota?

outubro 23, 2018

Há quem pense que gestão de frota é um conceito novo, mas se lembrarmos como eram feitas as movimentações de mercado há 100, 200 ou 300 anos atrás vimos que apenas o termo pode ser novo. Transportar um saco de arroz entre regiões podia levar dias ou até mesmo semanas.

Antigamente eram usados boiadas para levar grandes quantidades. Já no século XIX, com a revolução industrial surgiram outros meios de transporte, como os navios e trens e no século seguinte os carros, aviões e caminhões, utilizados até hoje.

Mas independente do período retratado, um problema prevaleceu: os custos com transporte. As mudanças de meios de transportes se deram em função desse problema – encontrar meios mais eficientes e econômicos. E esse problema persiste até os dias de hoje.

O setor de logística é um dos setores que mais possuem custos variáveis, em decorrência de fatores externos, como o preço do combustível, a precariedade das estradas que podem danificar os veículos ou congestionamentos que podem atrasar entregas aumentando o custo do translado.

Portanto, é indispensável que sua empresa conheça e aplique algumas estratégias para otimizar os processos e otimizar os custos com gestão de frota. Continue lendo e conheça algumas soluções:

Primeiramente, analise os possíveis problemas

Para isso, é necessário um mapeamento e um planejamento estratégico embasado, para otimizar recursos e eventualmente tornar a gestão mais eficaz. E para um planejamento eficiente, é preciso, primeiramente, identificar os possíveis problemas que possam vir a assolar as frotas próprias, tendo consequência ao veículo, às malhas rodoviárias e à gestão de frotas em si.

Combustível

Mesmo após protestos que finalmente culminaram numa crise de caminhoneiros em 2018, o preço da gasolina continua batendo lá em cima, sem previsão de se regularizar. Estima-se que a gasolina, nas cidades grandes brasileiras, pode chegar até mesmo a R$4,69, o que gera uma grande diferença no orçamento mensal das empresas. Esse impacto pode ser ainda maior, caso o controle de combustível não esteja sendo feito.

Precariedade das estradas e dos veículos

Não fazer a manutenção do veículo triplica as chances de acidentes na estrada, segundo o Detran e de acordo com o Instituto Scaringella Trânsito, cerca de 80% da frota possui problemas de sinalizadores e pneus carecas. Um dos grandes causadores de problemas nos veículos é a precariedade das estradas, que acaba por danificar os veículos ainda mais. Mas independente disto, é importante que a manutenção preventiva seja feita constantemente. Caso a manutenção preventiva não esteja sendo realizada com uma regularidade apropriada, esses danos podem eventualmente tornar-se grandes contratempos para a empresa. Um dano repentino que venha a impedir um caminhão de trabalhar pode resultar num grande atrito com o cliente, por exemplo.

Equipe mal preparada

Além da precariedade nas estradas e a falta de manutenção dos veículos, os motoristas também têm grande responsabilidade. 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Os motivos que podem resultar em acidentes vão desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado, são os exemplos mais claros.

Roubo de Cargas

Entre 2011 e 2016, o Brasil ultrapassou a assustadora marca de 100 mil casos de roubo de carga, totalizando prejuízo de cerca de R$ 6,1 bilhões. Esse é um problema sério e que tira o sono de muitos gestores, pois resulta em grandes e significativos prejuízos para a empresa.

Estratégias para reduzir custos da gestão de frotas

Agora que identificamos alguns dos problemas mais comuns que resultam em altos gastos, vamos conhecer algumas soluções:

Controle de combustível

Se você está tendo gastos exorbitantes com combustível, está na hora de tomar alguns cuidados. A principal dica aqui é realizar um controle de combustível. Para isso, algumas medidas são importantes, como:

  • Abasteça em postos confiáveis;
  • Cuide da manutenção da frota para evitar desperdícios;
  • Identifique os veículos da frota que mais consomem e os motoristas que mais gastam combustível, além de identificar também os motoristas e veículos que menos consomem, junto a análise das rotas mais dispendiosas;
  • Controle a previsão de gastos;
  • Tenha uma frota homogênea;

Para otimizar recursos com combustível e com a manutenção do veículo, é importante fazer o manuseio do veículo de maneira adequada. Arrancadas bruscas, descer áreas íngremes com a marcha em ponto morto, pisar na embreagem quando não é necessário… todas essas ações implicam num gasto de combustível exacerbado e, além disso, em danos ao veículo. Geralmente, os motoristas de frotas terceirizadas passam por um processo seletivo e por um treinamento rígido, de forma a evitar esses contratempos.

Faça a manutenção preventiva

Objetivo da manutenção preventiva é evitar o aparecimento de qualquer tipo de falha, ou seja, prevenir as acidentes. E não é necessário falar o quanto um acidente pode ser prejudicial para a empresa, porque além dos altos custos monetários e a insatisfação do seu cliente com o atraso na entrega, são vidas que estão em jogo.

Invista na capacitação da equipe

Tecnologia e infraestrutura são investimentos muitíssimos importantes, mas para que os resultados sejam positivos é importante que a cada colaborador esteja engajado e comprometido com a empresa.

Por essa razão, é tão importante investir em boas condições de trabalho, segurança e capacitação de funcionários. Essas medidas ajudarão a reduzir ou eliminar maus hábitos, como frenagem brusca; acelerações em excesso; uso incorreto das marchas etc.

Além disso, uma equipe melhor preparada diminui os riscos de acidentes, além de melhorar o serviço de entrega, como prazo e qualidade da entrega, aumentando o nível de satisfação dos seus clientes, impactando diretamente no resultado da empresa.

Monitoramento veicular

O monitoramento veicular permite acompanhar uma frota com um sistema de GPS, além de gerar relatórios e alertas de eventos pré-estabelecidos para que o gestor possa identificar a utilização deste veículo e aspectos do comportamento do motorista.

Desta forma, esse sistema informa a posição, o sentido de deslocamento, a velocidade do veículo e em alguns sistemas, status do veículo, como consumo de combustível, por exemplo. Porém, instalar sistemas de monitoramento e rastreamento veícular podem gerar um alto custo para a empresa, caso a sua frota seja grande. Por esta razão, a terceirização de frotas se mostra como uma excelente opção para a gestão de frotas, uma vez que os veículos já vem com o sistema de monitoramento integrado, entre outros benefícios. Confira:

Terceirização de Frotas

Esta modalidade apresenta um custo-benefício muito maior do que a gestão própria de frotas. O maior benefício em contratar uma frota terceirizada com uma locadora está na manutenção preventiva; essa manutenção deve ser feita mensalmente para prever, evitar e sanar danos aos veículos.

Numa frota própria, a manutenção preventiva é feita com o capital da própria empresa, enquanto nas frotas terceirizadas esse processo é coberto pela locadora. Essa e as demais questões serão exploradas no nosso e-book, disponível aqui.

Vale ressaltar novamente que, caso a sua frota seja terceirizada, a locadora será responsável por fazer tal manutenção; se a frota for própria, a manutenção deverá ser feita pelo próprio gestor, através de capital próprio da empresa.

Além disso, com a terceirização de frotas você consegue ter um controle maior sobre gastos de combustível além do rastreamento veicular.

Outro benefício muito importante é que a Terceirização de Frotas conta com uma equipe própria e preparada para atender todos os tipos de desafios que a estrada possa oferecer.

Então se a gestão de frotas da sua empresa está consumindo muitos recursos, está na hora de olhar para outras possibilidades de otimização, como a Terceirização.

A Ouro Verde está há  45 anos trazendo soluções completas para sua empresa, com a Terceirização de frotas. Oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo, projetando estratégias e prestando consultoria de acordo com a necessidade de cada empresa. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender às empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga no Facebook e Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Artigos relacionados

Newsletter

Quer ficar por dentro das dicas de gestão de frota, logística, gestão estratégica e dicas de como otimizar seus processos reduzindo custos na sua empresa? Se inscreva na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos com dicas para o seu negócio.
parceiros

fale com a
gente agora
mesmo

Para Sinistro e Reserva das 08h às 18h;
Para Manutenções 07h às 19:20h;
Para Guinchos 24h.

atendimento ao cliente
0800 600 6876

envie sua
mensagem

informações de contato dos setores ouro verde
ADMINISTRATIVO

Rua João Bettega, 5700 - CIC
Curitiba / PR - 81350-000
+55 41 3239-7000
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
e das 13h às 17h20

COMERCIAL

GESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA

+55 11 5098-8888
planejamentocomercial@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

venda de usados

Venda de Veículos

+55 41 3094-7300
vendadeveiculos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

Venda de Caminhões e Equipamentos

+55 41 3094-7336
venda.equipamentos@ouroverde.net.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das
13h às 18h.

ATENDIMENTO E
RELACIONAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONDUTOR

0800 600 6876 (0800 600 OURO)

Horários de atendimento:
Pane e guincho / comunicação de furto /
roubo / rastreador – 24 horas

Agendamento de revisão e manutenção -
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h20

Comunicação de sinistro (acidente de
trânsito) / veículo reserva – Segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h

Ou acesse pelo portal via:
portaldocliente.ouroverde.net.br

CENTRAL DE ATENDIMENTO
AOS FORNECEDORES

(OFICINAS, AUTO CENTERS E CONCESSIONÁRIAS)

Acesse pelo portal via:
eproc.ouroverde.net.br

Dúvidas, sugestões ou reclamações:
+55 41 3239-7100

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h
e das 13h às 17h20

CENTRO DE MONITORAMENTO
E CONTROLE OPERACIONAL
(CMCO) – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

0800 600 6876 Opção 3

Atendimento exclusivo para clientes de
locação de máquinas e equipamentos.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das
13h às 17h20

Ou acesso pelo:
centrodemonitoramento@ouroverde.net.br